Rota de Tapas * Estrella Damm *

A Rota de Tapas está de volta!!

Estivemos na apresentação da Rota de Tapas * Estrella Damm *, evento realizado na Kuc – Kitchen Under Creation, um espaço dedicado à criação de cozinhas inovadoras, funcionais e com elevado design, cenário perfeito para a apresentação e degustação das três tapas representadas.

A edição deste ano da Rota de Tapas foca-se no tema da fusão de sabores, levando os parceiros desta iniciativa a explorar combinações de sabores nem sempre óbvias ou comuns!

À semelhança das edições anteriores, quem pretende seguir a rota proposta pela Estrella Damm, poderá, em Lisboa, deslocar-se de tuk-tuk, desde que sejam apanhados num dos três pontos identificados no mapa e são exigidos pelo menos dois carimbos no cartão. Este transporte estará disponível às quintas e sextas-feiras, das 19:30 às 23:00.

No Porto, será possível usufruir do Estrella Damm Bus, um autocarro turístico com um percurso de 30 minutos pela cidade que pode ser apanhado na estação da Trindade ou na Praça dos Leões, às sextas-feiras, das 18:00 às 00:00 e sábados e domingos, das 16:00 às 00:00. Para embarcar neste autocarro são necessários quatro carimbos no cartão, sendo que a rota no Porto tem uma distância mais reduzida que a versão de Lisboa, pelo que é possível realizar a totalidade da mesma a pé.

Este ano o evento conta ainda com uma novidade a norte do país, pois além dos mapas de Lisboa e Porto, a rota expandiu-se para a cidade de Braga, onde também será possível degustar tapas acompanhadas por uma Estrella Damm pelo valor de 3€!!

No evento de apresentação estiveram representados três restaurantes – O Prego da Peixaria, o El Clandestino e o Boca Café.

O Prego da Peixaria, pela mão do chef Ivo Oliveira, apresentou uma tapa de vazia açoreana com maturação de doze dias, com chouriço de Barrancos e ovo de codorniz, que funciona como “o queijo” que faz a ligação entre os elementos, inseridos em bolo do caco com cebola. Esta tapa tem o nome de “Mini Motard”, pois como nas motas em que existe o condutor e o pendura, também nesta tapa, o ovo segue à pendura da carne e do chouriço!!

O Clandestino, pela mão do chef Fábio Sobral, apresentou a tapa Quesadilla de Cogumelos e Flor de Courgette, com tortilha de trigo, cebolada de cogumelos, flor de courgete, queijo oaxaca, creme fresh, guacamole e como toque final, um crocante de cebola.

O Boca Café, pela mão do chef André Duarte, apresentou uma tapa de fusão entre mar e terra. Brusqueta com guacamole e boquerone, ovo mexido com trufa branca e negra, tomate confitado, chouriço xixoa e pasta de azeitona negra.

Em suma, das amostras que nos foram dadas a provar, temos a dizer que a rota foi sem qualquer dúvida bem representada e se todas as tapas “em jogo” se apresentarem com a mesma qualidade destas três, avizinha-se um evento de elevada qualidade e valerá por certo o esforço em percorrer todos os pontos do mapa!!

Aqui ficam os mapas e a lista de restaurantes que participam nesta edição da Rota de Tapas! (também podem obter estes mapas em qualquer um dos restaurantes)

Mapa da rota de tapas em Lisboa

Mapa da rota de tapas no Porto

Mapa da rota de tapas em Braga

Lista de restaurantes em Lisboa

Lista de restaurantes no Porto

Lista de restaurantes em Braga

De 18 de Maio a 5 de Junho, peguem no mapa, planeiem a melhor rota e lancem-se à descoberta de novos sabores!!

Divirtam-se e bom proveito!!

4 thoughts on “Rota de Tapas * Estrella Damm *

  1. Muito boas dicas e excelentes fotos!

    assim até dá gosto os vossos Post’s á hora marcada

    Parabéns pelo trabalho de pesquisa e diversidade de conteúdos !
    Gosto muito deste lado B e do B BLOG

    1. Obrigado pelo reconhecimento!!

      Continue a acompanhar-nos, prometemos dar o nosso melhor para continuar a criar conteúdos originais e de interesse para quem nos segue!! 🙂

    1. Da nossa pequena experiência na apresentação e da experiência de anos anteriores, é sem dúvida um evento a não perder! Não só pela vertente gastronómica mas também pelo convívio, quando feito com mais amigos e pelos restaurantes que por vezes desconhecemos e ao seguir a rota, acabamos por ter surpresas bem agradáveis!!

      Boas tapas!! 😉

Comentários