Agosto “rima” com… Festas de Arruda!

Para não variar muito, mais uma vez, estivemos na primeira fila desta maravilhosa festa, mas realmente não podíamos deixar passar em claro ter uma festa desta envergadura na “nossa terra” e não comparecer, visto que habitamos por aqui! Diga-se também, e puxando um pouco a brasa à nossa sardinha, com o Bblog a festa tem mais encanto e ganha mais vida! Não pensem que gostamos só de festas, mas de facto esta é A FESTA! 

14022116_1715830925330364_4036544341492164157_n

Entre os dias 6 e 18 de Agosto, realizam-se em Arruda dos Vinhos, os Seculares Festejos em Honra de Nossa Senhora da Salvação. Para os que não conhecem (grande falha, pois deveriam conhecer), estes festejos contam com eventos religiosos – sendo a Procissão de dia 15 de Agosto o momento mais marcante de toda a festa; espectáculos musicais, destacando a 4ª edição do Há Jazz no Terreiro e o 10º aniversário da Tertúlia O Burladero, que este ano, decidiu convidar o Dj Fernando Alvim para assinalar esta data marcante; festival de folclore, largadas de toiros pelas ruas da vila; noite de fados e feira taurina. Há portanto uma grande variedade de espectáculos para todos os gostos e para todas as faixas etárias, agradando a gregos, troianos e… Arrudenses!

A boa disposição, alegria e o convívio reinam em abundância, muito pela essência principal da festa, as tertúlias ambulantes que fazem parte da festa. E o que são estas tertúlias ambulantes, pergunta quem por cá nunca parou nestes dias?! As tertúlias ambulantes são uma antiga tradição destes festejos que começaram há várias décadas atrás com as galeras (vulgo carroças / carros de bois) que eram dispostas num dos lados da rua principal da vila, onde se realizam as várias largadas de toiros. Hoje as galeras deram lugar a autocarros com o mesmo propósito, estando dispostos num dos lados da rua e que são parte do centro das atenções durante as largadas e toiros! Enquanto dois toiros andam à solta em duas secções da rua, nas tertúlias, os seus membros, amigos, convidados e demais que se juntam à festa comem, BEBEM, conversam, dançam e fazem toda uma festa dentro da própria festa que são as largadas de toiros! Actualmente podemos contar 11 tertúlias ambulantes dispostas pela rua principal da vila! Além destas, existem ainda algumas tertúlias fixas, em casas ou estabelecimentos junto desta mesma rua.

Aparte das largadas e dos toiros, existem outros momentos de convívio na vila envolvendo estas tertúlias, começando com o tradicional torneio inter-tertúlias de futebol no dia 13 passando depois para o “almoço” conjunto de dia 14 (que precede a largada de toiros nocturna), servindo porco no espeto, vinho, cerveja e demais acompanhamentos (outro dos pontos altos da festa) tal como os restantes almoços dos dias 16 e 17, aqui já na rua principal da vila, onde são dispostas mesas e cadeiras e a par com os autocarros estão reunidas as condições para um almoço convívio rua abaixo envolvendo várias centenas de tertulianos, amigos, familiares entre outros!

A palavra-chave nesta festa é efectivamente o convívio pois é deveras maravilhoso ver o espírito de partilha entre membros de diferentes tertúlias, a recepção de qualquer forasteiro que se junte à festa e todo o ambiente que se cria e é alimentado (a churrasco, vinho e cerveja!!) em volta da temática das tertúlias!

Relativamente às largadas, importa ainda referir que, além das tertúlias ambulantes estacionadas ao longo da rua, no topo desta existe o Chafariz Pombalino em frente à Câmara Municipal e é um dos pontos de maior interesse para assistir às referidas largadas, não só porque por ali “estaciona” com alguma frequência o toiro como é o ponto preferencial para os mais afoitos mostrarem os seus dotes de “recortadores” (ou de Usain Bolt wanna be), executando corridas em frente ao toiro… por vezes alguns correm menos que o toiro e é fácil imaginar o que acontece! E é também neste local que em dias de maior calor (ou porque um afoito lá acaba mergulhado) que o toiro se atira ao chafariz e toma um merecido banho!!

De facto é difícil narrar o que se passa, é mais fácil viver as festas, o toiro passa e lá vai a multidão atrás dele ou então encontra-se aquele amigo\a que não se vê há algum tempo e vai-se beber um copo, perdemo-nos no tempo e quiçá nos copos. Revêm-se pessoas, conhecem-se novas, dorme-se pouco, come-se de forma a levar qualquer nutricionista ao colapso e bebe-se em quantidades pouco recomendadas para qualquer ser humano… em suma, é uma festa Portuguesa!!

Como Bblog, mas acima de tudo como Arrudenses (excepto um, que está praticamente naturalizado!), estivemos presentes em quase todos os eventos e podemos afirmar que foi mais um ano de festas em grande e bem sucedidas! Esperamos que a festa continue assim ou melhor porque dá gosto fazer parte dos festejos. Quanto a nós, bebemos uns copos valentes, socializamos, fizemos novas amizades, reforçamos outras e tivemos juntos e fortíssimos como de costume.

Como tertulianos que também somos, não podemos deixar de felicitar a Tertúlia o Burladero pelo seu 10º aniversário, e agradecer o video que nos disponibilizou para partilharmos (afinal estes dias podem resumir-se a copos mas os dias que antecedem as festas são de trabalho e manter uma tertúlia operacional não é tarefa fácil!!) e também pelo espectáculo com o DJ Fernando Alvim. Queremos agradecer também às restantes tertúlias pela sempre calorosa e regada recepção aquando de uma visita às mesmas e claro, às tertúlias às quais pertencemos, a tertúlia O Piriquita e os Sucessores dos Barrilinhos!

Nada disto seria possível se o executivo local não o permitisse e proporcionasse as devidas condições para que esta festa acontecesse, pelo que daqui segue o nosso agradecimento à Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos pela festa em si.

PS: se nunca viram um autocarro munido de grelhadores, frigoríficos e máquinas de imperial, vinho, gin e outras bebidas… lembrem-se que em Arruda há-os de várias cores, tamanhos e feitios!!

A festa continua em 2017… e o convite fica desde já feito… APAREÇAM que serão bem recebidos CONCERTEZA!!

E porque palavras não chegam para descrever esta festa imensa, aqui fica a nossa contribuição em vídeo destas festas!

Comentários