Hoje é dia de Star Wars!!!

Acreditando piamente que a percentagem de não conhecedores desta obra prima de George Lucas é relativamente baixa, achamos que hoje, dia 4 de Maio, é o dia certo para falar e opinar sobre este verdadeiro fenómeno, que é mundialmente celebrado e que muitos apelidam de “religião”.

Do imaginário de George Lucas nos finais dos anos 70 ( blá blá), efeitos especiais vanguardistas para a época ( blá blá), 10 filmes exibidos (blá blá)….sim o blá blá é porque tudo isto acreditamos que já sabem e que por certo já viram alguns senão todos os filmes da saga.

COMO NASCE O DIA STAR WARS

Sim, isto já nos parece mais pertinente, afinal de contas por que raio existe um dia SW?

Como em qualquer canção ou slogan publicitário há termos/frases que ficam na nossa memoria e foi exactamente isso que aconteceu com o sucesso estrondoso em 1977 com o primeiro filme em que a frase ” May the Force be with you” simplesmente ficou ficou na memoria de todos ( tal como a frase “Luke, I am your father” no filme de 1980 “O Império Contra Ataca) e o “trocadilho” das palavras gerou o “May the fourth” como o dia de celebração.

GOLPE GENIAL DE MARKETING?

Poderia pensar-se que o sucesso na época, que gerou milhões em royalties para a Lucas Films  (e serviu para custear os filmes seguintes sem ajuda dos grandes Estúdios de Hollywood) quer seja através de brinquedos, series de Tv, banda desenhas e afins, tinha sido aproveitado para “propagar” esta ideia e potenciar o fenómeno com um dia específico. Errado!! O dia nasceu através dos próprios fãs que absorveram a ideia e que na época, até foi usado de uma forma politica ( há indícios que foi usado pelo partido Conservador Americano numa publicidade de um jornal referindo-se à tomada de posse da “Dama de Ferro” como Primeira Ministra em Londres a 4 de Maio de 1979).

DO “ARREFECIMENTO” AO RE-BOOM GLOBAL

No nosso entender ( sim isto é a malta a opinar sobre o assunto), depois de um interregno de 16 anos sem qualquer filme,  as produções de 1999 (Ameaça Fantasma); 2002 ( O ataque dos Clones) ; 2005 ( Vingança dos Sith) foram desvirtuadas da essência inicial com utilização “excessiva” de efeitos especiais que no nosso entender tiraram identidade à historia, criando até um contra senso já que estes filmes produzidos posteriormente contam a historia do “antes” e esse “antes” parecia mais “tecnológico” que o depois….

Certo é que os mesmos não tiveram o mesmo impacto que os dos anos 70 e 80 que foram apelidados de terem sido os geradores de Blockbusters, e a “marca” Star Wars de certa maneira arrefeceu.

Em 2012 a Disney choca o Mundo ao anunciar que havia comprado a George Lucas a LucasFilms e todo o seu universo SW pela módica quantia de mais de 4 Biliões de Dólares(!?), valor pornográfico para algo meio “moribundo”, mas na qual se viria a constatar ter sido uma pechincha. Anunciando ao mundo uma nova trilogia ( mais em linha com os filmes iniciais) e potenciando todo o merchadinsing pelo universo de lojas e parques temáticos pelo mundo fora, a Disney recuperou rapidamente o  investimento.

As novas e “velhas” gerações  celebram hoje o seu dia “religioso” aguardando com entusiasmo o lançamento de novas historias, novas personagens e novos mundos que ao longo de 40 anos tem entusiasmado 99,9% dos habitantes deste mundo…não digam que pertencem aos 0.1% ?

Feliz dia Star Wars e #MayTheFourthBeWithYou

B e Mike ( 2 Super entusiastas que têm em casa algumas coisitas de star wars e não perdem pitada do mesmo!)

PS: Hoje o canal Hollywood faz serviço publico e transmite os 6 primeiros filmes… fica a dica!

Comentários