Recebemos recentemente uma encomenda da NAU Helmets, que no seu conteúdo, tinha duas versões do seu recém criado N40 Warface!!

Sobre a NAU Helmets em concreto, lá iremos num outro post sobre a marca e fábrica…importa para já referir que estamos a falar de marca e produtos made in Portugal!

Voltando ao que nos leva a escrever este post, numa abordagem clara às tendências que se fazem sentir no mundo do motociclismo, com a cultura café racer e o conceito vintage/retro a ganhar expressão, a NAU decidiu apostar neste segmento, com uma linha de capacetes que se enquadram no tema! E até ao momento, da nossa análise, uma aposta com perpectivas de um retorno positivo!!

Depois do N600 Ghost Rider, já falado aqui, tivémos agora oportunidade de experimentar o N40 Warface! Não podia vir em melhor altura senão o momento em que nós os três, cada um à sua maneira, teve finalmente a sua mota operacional. E como tal, momento ideal para experimentar candidatos a “casco” do dia a dia!

EXTERIOR

À primeira vista, quem olha para as fotos de catálogo do N40 Warface, dirá algo do género “Muito giro coiso e tal mas isso é capacete de cross!”. Também nos ocorreu algo similar, sendo que um dos modelos que conduzimos é uma Triumph Bonneville, este tipo de capacete não se contextualiza com este modelo de mota…no entanto, depois de termos os capacetes em nossa posse e retirar a pala, o caso muda de figura e as imagens falam por si!

Já a outra versão, mantendo a pala e conduzido uma das BMW K100 em versão Scrambler, o efeito e resultado visual superaram as expectativas e revelou-se um capacete que vai muito para além do “cross”, podendo facilmente ser adaptado a vários estilos e ser o capacete de eleição para o dia a dia!

Existindo em duas combinações de cores possiveis, preto-mate e branco-carbono, o N40 Warface permite como referido ser usado com ou sem a respectiva pala que lhe confere o aspecto “cross” e adaptar-se a multiplos estilos dentro do conceito retro. Os ilhóses colocados na zona frontal e lateral, conjugados com algumas secções em pele conferem um aspecto exterior único e muito bem conseguido, dando um look agressivo qb e de qualidade ao capacete. Na versão branco-carbono, a faixa em carbono que contrasta com o branco do capacete é um dos elementos que tornam este design tão apelativo!

INTERIOR

Bonito por fora mas vamos ao que realmente importa a quem os usa…o seu interior! Mais que bonito, importa o conforto, que no caso do N40 se consegue com um desenho de almofadas que permitem o encaixe na perfeição e um total conforto quando colocado. Por ser um capacete integral, existe sempre outro tipo de preocupação e desafios no que ao conforto diz respeito, dado que há uma envolvência completa da cabeça de quem o usa (ao contrário de um capacete aberto) e que no desenho deste modelo a NAU conseguiu garantir por completo! Da respiração ao encaixe e consequente conforto no uso, tudo está pensado e idealmente desenhado! Se com o N600 este conforto não foi tão notório, com os N40 foi uma verdadeira surpresa pela positiva!

ESPECIFICAÇÕES

Alguns outros detalhes técnicos que passam muitas vezes em segundo plano mas que para quem “percebe da poda”, são factores decisivos no momento de escolher o modelo que mais se adequa ao seu gosto. O N40 Warface tem aprovação ECE, estrutura em termoplástico EPS 2D, pintura em verniz, interiores removiveis para possibilitar a sua lavagem e fecho “micro metric”, o que para alguns não é tão retro/vintage mas mais prático e rápido de apertar e desapertar! Relativamente ao peso, são 1350 gramas de capacete, o que o torna, não um capacete ultra-leve mas um dos modelos bastante leves para um capacete em versão integral!

O NOSSO VEREDICTO

Confessamos que já anciávamos por uma linha um pouco mais arrojada por parte da NAU e depois do N600, tentámos também dar esse feedback à marca, que sem dúvida nos surpreendeu com este N40, uma aposta completamente “out of the box” face ao que eram as suas linhas tradicionais, mas que fazia falta para preencher esta lacuna na linha de capacetes retro. Em jeito de balanço final, e não nos alongando nas palavras, todos tínhamos capacetes antes desta review, no entanto, os dois N40 assumiram de imediato a primeira escolha para o uso no dia a dia!

Aprovado e recomendamos!

Written by the B blog
.