A visão do Oriente, vista por um português… em trabalho…

header

Hoje partilho convosco a minha experiência de ter conhecido o oriente, numa perspectiva diferente, a minha. 😁7_720x720

Fui à 3 anos atrás pela primeira vez ao oriente, em particular, a Hong Kong e Shenzhen, em trabalho. Desde então, já lá estive 7 vezes, o que faria de mim um conhecedor sustentado do oriente… Mas a verdade é que não o conheço de todo, embora tenha um cartão cheio de milhas 😄😄😄

Conheço sim, 3 cidades incríveis, Shenzhen, a cidade tecnológica da China ( uma espécie de silicon valley do oriente), Pequim (a gigante capital da China) e a incrível cidade de Hong Kong (da qual me tornei fã absoluto).

A visão que temos da China, muda radicalmente quando temos a oportunidade de lá ir, seja em lazer, ou principalmente em trabalho. O primeiro impacto diria que é claramente a dimensão e a escala… Tudo lá é grande! O segundo impacto é a persistência e dedicação de tentarem fazer sempre melhor (aqui estão a dar um “bailinho” a todo o oriente… 😕😕)

image description

O primeiro contacto que tive foi com a cidade tecnológica de Shenzhen… uma cidade incrível, projectada à 35 anos atrás (creio que por inspiração da fantástica geração que nascia nesse ano por cá 😜😜 😜), e que conta hoje com quase 20 milhões de pessoas… O que para um português é brutal… Portugal encaixa mais ou menos, ali na rua principal!😆😜😜😂

É impressionante a dimensão da cidade, a limpeza imaculada da mesma, os edifícios de arrojada arquitectura, e acima de tudo, o centro da produção tecnológica de todo o Mundo, à data de hoje!! Tudo, ou praticamente, tudo o que interessa, é produzido lá (a começar pelos telefones de maçã… e claro, pela melhor marca Chinesa da actualidade, que tanto tem crescido, e que tanto iremos continuar a ouvir nos próximos 10 anos,a Huawei).

Como cidade de negócios, está lá tudo e tem tudo. Das fábricas, aos centros de negócios onde tudo acontece em biliões de $, aos hotéis (os mais impressionantes onde tive a oportunidade de estar) e bons restaurantes… É sem duvida, uma das cidades modelo da China… mas também é verdade que não reflecte Toda a China, apenas sim a parte mais sexy e elegante… uma espécie de montra tecnológica e de negócios!

image description

10_1024x575

mde

A segunda cidade que fui, na China, foi Pequim, a grande capital… e grande é a expressão!!! Entre a cidade e arredores, fala-se entre 30 a 40 milhões de pessoas. É também onde se sente mais o peso do sistema político…

Lá tive a oportunidade de visitar a tão famosa praça de tianamen, a cidade proibida, e é claro, a imponente muralha da China!! A muralha visitei precisamente no rescaldo da conquista do fantástico 34!!! E assinalei-o de forma inequívoca 😜😆😁😏

image description

A terceira cidade, onde sempre faço escala, foi Hong Kong… E tanto há para falar de Hong Kong, uma das mais incríveis metrópoles do mundo! Hong Kong não é bem China, é mais uma cidade do mundo, com pessoas te de todo o mundo!

St Regis Hotel_Shenzhen  PIC: ST REGIS HOTEL SHENZHEN 

Creio ser esta diversidade de pessoas, que me apaixonou desde o primeiro dia! Por outro lado, o ambiente que se respira é absolutamente eloquente… talvez por ser uma metrópole de passagem, na vida de tantas pessoas, onde normalmente se veem pessoas com sorrisos na cara e em trânsito…. E sim claro, MUITOO TRANSITO 😁😁😁😩😩😆😆😳😳😜😜

A escala financeira é tão diferente das nossas terras Lusas, que ao segundo dia, um BMW ou um Mercedes, são automóveis banais… 😆😆😆

sdr

 

Desde o incrível Buda, ao Ladies Market (ruas de lojas e bancas ao melhor estilo oriental), ao centro económico e da moda do oriente, e claro, à absorvente azáfama noturna, cheia de pessoas… Milhares de pessoas e de espaços super divertidos, com DJs de fazer os olhos em bico 😜, dezenas de bares com bandas de covers brutais (normalmente, composta por talentosos Filipinos). E as ruas… essas também têm sempre animação…

image description

image description

Hong Kong vale por si!! Vale a longa viagem só para se passar uns 4 ou 5 dias, de preferência, com escala no Dubai, que parte a viagem ao meio… 😁😉😉😁

dav

Esta pequena e específica parte da Ásia, despertou um mim, sem dúvida, a vontade de conhecer muito mais deste milenar e fascinante continente… Vamos ver quando, mas será seguramente em modo de férias, pois em trabalho, fica tanto por ver!!!

bdr

Mas há que aproveitar cada momento e oportunidade nas nossas vidas, pelo que fica esta partilha de um pouco do meu lado B!!!

sdr

Até breve, Bjs e Abraços,

Fotos capturadas com o Huawei P8

joao.rodrigo@theBblog.com

Related Posts

Comments (2)

Parabens pelo vosso blogue…sou fan!

Obrigada pela partilha e pelo vosso blog.

Leave a comment

You must be logged in to post a comment.