Neste Natal ofereça…

WS2A5441 copy


Este post pode parecer clichê mas entendemos que serviço público é serviço público e portanto, acreditando no desespero de alguns na difícil escolha de presentes principalmente à ultima da hora, recomendamos que ofereça vinho..isso mesmo, vinho!

Vamos ser um pouco imparciais agora, vivemos numa zona demarcada onde o bom vinho impera e seria quase um sacrilégio não sugerirmos o que de tão bom temos na nossa região. Homem, mulher ou casal que se preze gosta de ter uma boa garrafeira e, se for possível a um preço acessível, melhor! Portanto aqui deixamos algumas sugestões de produtores nossos “vizinhos”.

Disclamer: As sugestões que vamos enumerar ( sem qualquer ordem de preferência) têm um carácter de gosto pessoal, algumas delas tivemos oportunidade durante este ultimo ano de testar (logo têm selo de partilha garantida!) e outros não temos absolutamente experiência nenhuma, mas por algum motivo ou sugestão decidimos também partilhar. Vale o que vale mas cá vai:

VINHOS TINTOS

PATA CHOCA  – Tinto

Produzido apartir das castas Alicante Bouschet, Touriga Nacional & Syrah, que estagiou em madeira de carvalho francês e americano.
Apresenta aromas de frutos do bosque e de chocolate negro com taninos suaves. Um vinho com boa estrutura e com potencial de longevidade.

 2016
 13,5% VOL    ADEGA MOR   www.adegamor.pt

QTª S. SEBASTIÃO RESERVA  – Tinto

Vinho de cor granada profunda, aroma com notas de fruta madura, flores de laranjeira e algumas especiarias bem casadas com as notas tostadas obtidas durante os 12 meses de estágio em barricas de carvalho francês. Na boca é um vinho intenso e elegante, com taninos a assegurar uma evolução favorável nos próximos anos.

Castas: Merlot, Touriga Nacional e Syrah

2013
14% VOL    QTª S. SEBASTIÃO   www.quintassebastiao.com

QUINTA DAS SETENCOSTAS   – Tinto

Aroma complexo, com um carácter único de frutos silvestres maduros, com notas distintas de canela e chocolate. Na boca igualmente frutado, médio corpo, e taninos polidos. Final de prova agradável, com gosto persistente a compotas, proporcionado pela singularidade e maturação das castas utilizadas. 

Castas: Castelão , Camarate , Tinta Miúda , Preto Martinho

2015
13,5% VOL    CASA SANTOS LIMA   www.casasantoslima.com

VINHOS BRANCOS

PERIPÉCIA  – Chardonnay

Com uvas 100% Chardonnay, quase sempre vindimadas à mão, com caixas de 20 kg, em finais de agosto ou na primeira semana de setembro. Após desengace, esmagamento e prensagem pneumática das uvas, inicia-se a fermentação com controlo térmico e sem presença das películas. O engarrafamento é feito no início da primavera seguinte.

Vinho com a cor amarela típica da casta, aroma intenso a frutos tropicais.

2015
13,5% VOL    QUINTA DO CERRADO DA PORTA www.cerrado-da-porta.pt

ARRUDA DOC – Branco

A partir das castas brancas mais nobres da Região, produziu-se este excelente vinho de cor citrina , aroma intenso, grande volume de boca com final longo e harmonioso.

Castas: Arinto e Fernão Pires

2017
13,5% VOL    ADEGA DE ARRUDA      www.adegaarruda.pt

QUINTA DE CHOCAPALHA – Branco

Cor brilhante e intensa. Aroma muito fresco com notas cítricas, florais e tropicais. Na boca, О um vinho extremamente fresco, com boa acidez, elegante e com final de boca persistente.
A fermentação ocorreu durante 25 dias, em cubas de inox e o vinho permaneceu em contacto com as borras finas durante 5 meses com battonage.

Castas: Arinto e Viosinho

2017
12,5% VOL    QUINTA DE CHOCAPALHA      www.chocapalha.pt

VINHOS LICOROSOS

LENDÁRIO – Tinto

Bebida de cor avermelhada com aureola granada. Intenso no nariz com notas de frutos silvestres negros. Na boca é suave nas formas, com tanino redondo e doçura mediana.

2017
14% VOL    CONDADO PORTUCALENSE www.condadoportucalense.ptc

CATEDRÁTICO – Tinto

Apresenta-se com uma cor vermelha com reflexos ligeiramente ligeiramente acastanhados, equilibrado, com uma boa intensidade aromática, completando-se com um sabor harmonioso e suaves notas de baunilha com ligeira tosta.

2017*(varias colheitas)
19% VOL    ADEGA COOP. DOIS PORTOS wwww.acdoisportos.pt

Sem verdade, sem dúvida, nem dono. Boa é a vida, mas melhor é o vinho.

FERNANDO PESSOA

BOAS FESTAS

Related Posts

Leave a comment

You must be logged in to post a comment.