Sinónimo de família? Classe B!

WS2A0613 copy

Numa altura em que olhamos para o mercado e todas as marcas apostam em SUV’s em detrimento dos monovolumes ou vulgos familiares, eis que a Mercedes Benz decide continuar a apostar no Classe B, o dito “familiar” da marca Germânica.

Através do concessionário Tec- Atlântica  , tivemos oportunidade durante o fim de semana de conhecer in loco este novo B que, por certo, irá ficar no “goto” de muitas famílias que privilegiam o espaço, conforto e muita tecnologia.

PRIMEIRA IMPRESSÃO

Tal como nos relacionamentos pessoais, a primeira impressão fica sempre na memória e confessamos que ao receber este classe B e após um mini curso intensivo de como utilizar e usufruir das funcionalidades do carro, ficamos logo de queixo caído.

O novo B recebe o mesmo dashboard do Classe A (é presumível que as restantes Classes passem a receber progressivamente) no qual se destaca um painel contínuo que se dobra em dois espaços de informação e uma panóplia de opções.

EXTERIOR

Foi-nos cedido a versão 180d (1.5 diesel com 116 cv) com pack Premium que significa que, apesar de não ser o irmão mais potente (existe o 200d e 220d), tanto o exterior como o interior vêm equipados com o melhor que a marca oferece, nomeadamente o kit AMG, que confere um ar super desportivo (a cor branca ajuda!) a este familiar.

Jantes de   18 ‘’  e pára-choques mais longos nesta versão colocam este B com um aspecto mais agressivo fazendo jus aos chefes de família que sabem que precisam de um familiar, mas que podem continuar a ter um carro com look desportivo.

INTERIOR

Pele e Alcântara, aquela combinação fantástica de quem gosta de conforto e elegância combinada. Espaço amplo no banco traseiro que permite colocar três cadeiras de bebé/criança (difícil nos dias de hoje!) e uma mala generosa digna de quem opta por este tipo de automóveis.

Podíamos ficar com o assunto assim resumido não era? Mas não….o B (tal como o Classe A) tem no seu tablier e habitáculo o que nos conquistou a todos (e todas!) no fim de semana de teste…

Das múltiplas opções de visualização, informação ou customização a gosto que o B oferece o que mais nos encantou é o sistema de comando por voz MY MERCEDES que com um simples chamar: “Mercedes”, nos responde e efectua os comandos indicados que podem ir de um simples acender luz interior, a mudar o AC, estação de radio, novo destino no GPS ou mudar a cor do habitáculo.

Disclamer:  Neste ponto convém mencionar que utilizamos um perfil de convidado, sendo que o B depois de configurar perfis usuais, está dotado de (IA) inteligência artificial, o que torna os comando mais acertivos por comando de voz e faz sugestões tendo em conta o histórico do utilizador indicado, ou seja, é um verdadeiro carro inteligente.

CONSUMOS E PERFORMANCE

Ao fim de quase 500 km’s feitos, onde cerca de 90% do tempo no modo Confort, foi possível entregar o B com mais de um quarto de depósito e uma média de consumo combinado entre cidade e auto-estrada fantástico.

Em modo Sport a caixa de 7 velocidades automática responde de outra forma e é notório o comportamento mais forte, levando como é de esperar a consumos mais elevados.

O NOSSO JULGAMENTO

Imaginam aquele sentimento quando pegamos no volante do nosso carro após experimentar por uns dias um carro fantástico? Deixamos à vossa criatividade! Mas podemos afirmar que as saudades já são muitas, muito por culpa do interface carro/ocupantes que nos deixou a todos rendidos a este modelo! Nós, esposas, namoradas, filhos, sogros, etc…. houve alguém que não tenha gostado do carro? Não! O B (só pelo nome já tinha ganho pontos connosco!) passa com distinção nestes exímios conhecedores do mundo automóvel, não fossemos nós apenas e tão só consumidores normais que  tomam decisões sentimentais, fruto das sensações captadas em prol das fichas técnicas e especificações que em nada substituem o tacto, o cheiro, o som e as sensações que transmitem as máquinas que nos movem de um lugar para o outro.

Nesta altura deve estar a pensar….eles falaram tanto no interface do carro, da IA, do dashboard mas não puseram aqui muita descrição visual porquê? Bem…se esteve atent(@) durante o fim de semana, teve a sorte de ir percebendo o que fomos testando onboard do B, se não viu então afirmamos que o fizemos de propósito!

Perceber ao certo o que faz este Classe B (ou A!) passa mesmo por um test drive!

Quem sentir curiosidade por estes modelos pode passar pela TEC- ATLANTICA e fazer o que nós fizemos, experimentar e perceber in loco que o que acabamos de descrever faz sentido e responde ao que procura.

Take a ride…. 😉

The B Blog

Related Posts

Leave a comment

You must be logged in to post a comment.