PAB – Voltar onde já fomos felizes?! CLARO QUE SIM, SEMPRE!!!

IMG_20160409_154301 1920x768

Todos Nós temos os nossos refúgios, aqueles sítios que nos dizem tanto, onde fomos tão felizes, onde nos sentimos em Paz, mesmo sem saber porquê. E onde voltamos sempre, pois parte de nós está lá…

No meu caso, um desses sítios é a PAB, a Praia da Areia Branca, no concelho da Lourinhã, perto de Peniche.

IMG_20160409_163002 1024x768

A PAB conhece-me desde que tinha 3 meses, e desde então nunca mais saiu da minha vida. Todas as férias de verão, cá vinha eu, com os meus irmãos e primos, passar umas semanas com os meus Avós, Avó Xila e Avô Necas, e onde a família toda se reunia…

Eram sempre férias inesquecíveis, pois os meus Avós eram fantásticos!! Desde as torradas ao pequeno almoço com leite e café que só a Avó Xila sabia fazer, entre gargalhadas contagiantes, e às longas jornadas a apanhar caracóis com o Avô Necas… Estes últimos acabavam no tacho, para os longos lanches em família, onde o som mais ouvido era o repenicado beijo na casca, para sorver o molhinho… 😉😉

Foi aqui que “fugi” de “casa”, com um grupo de amigos, para irmos ver o Circo que estava In Town , aos 5 anos de idade, pregando um valente susto à minha Avó. 😊

Foi também na PAB que me iniciei no Golfe, este desporto de Elites!! A PAB tinha e ainda tem, um dos mais famosos e difíceis campos de Mini-Golfe do Mundo (ou apenas da zona Oeste…), no qual me tornei especialista, nomeadamente, a fazer batota para ganhar aos meus irmãos , visto que havia alguns obstáculos absolutamente impossíveis de se fazer de taco e bola, no par definido… Tinha que ser à mão, sem que ninguém visse, ou com um ligeiro pontapé. 😁😁😁😁

IMG_20160409_185116 1024x429

Depois havia a praia… a PAB, para quem não conhece, fica na costa Oeste, o que significa, água fria, mar muito agitado, correntes fortes, ondas grandes de nos fazerem dar várias cambalhotas e bater com a trombinha na areia, com muita frequência… E isso, para uma criança, e depois adolescente, era simplesmente perfeito!! A adrenalina de uma bandeira amarela, e às vezes vermelha, e entrar na água, era no mínimo, estúpido, mas tão divertido e desafiante.

A PAB tem uma muralha incrível, não apenas para impedir os avanços do Mar, mas porque era uma espécie de pontão onde se caminhava, andava de bicicleta, ou onde se deambulava à noite, depois de se beber umas cervejas no “Muralha Bar”, ou no “Foz”…

IMG_20160409_162814 1024x768

Depois, a PAB, era também o local escolhido por colegas de escola, que no verão também cá vinham, e na adolescência cruzei-me com algumas paixões… tudo fervilhava nessa época 😊😊😊.

E de noite a PAB tinha uma áurea especial, entre os pescadores nocturnos na areia, e os pequenos barcos que faziam sinais de luzes para terra, e atracavam na areia para descarregar “fardos”… 😳😳😏😏 (só passado uns anos percebi que os fardos não eram de palha, para alimentar o gado bovino…) depois apareceram as lanchas rápidas das patrulhas da guarda costeira, e lá se foram os barquinhos deste agricultores marinhos. 😜😜😆😆

Na reta final do verão, chegavam as marés vivas, um verdadeiro espetáculo natural de força do mar, que, ano após ano, limpavam a areia da praia, galgavam a muralha e entravam pelo rio a dentro… Era aquela fase do ano em que a natureza voltava a equilibrar as palermices que o Homem tenta fazer (repetidamente). Tira a areia em excesso, e volta a colocar o leito do rio no seu sítio natural…

IMG_20160409_163124 1024x575

Hoje, a PAB cresceu em infraestruturas e é um dos pontos referenciais para o surf, com várias escolas e Surf Houses. Também aqui me iniciei no surf, à 6 anos, na Global Surf School & Camp (vão ao Facebook e façam like), do grande João Fausto, um fantástico professor, para todas as idades…

Descobri no Surf uma das melhores sensações que podemos viver; o deslizar na onda e o som do mar, são mágicos… Passados 6 anos, continuo a desfrutar dessas mesmas sensações, embora continue na turma dos iniciados, pois não evoluí lá grande coisa 😜😜😜😜, mas basta conseguir apanhar uma ondinha, para a sensação de missão cumprida.

É um dos meus retiros, onde fui e sou muito feliz sempre que cá venho. Hoje tento passar estas experiências às minhas filhas, explicando-lhes o inexplicável… porque é que um mar revolto e frio, um clima absolutamente imprevisível, e uma ventania desmesurada, são muito mais giros do que as águas chatas e quentes das praias com areais tranquilos do Sul de Portugal… 😄😄😄😊😊 E por isso, os primeiros meses das vidas delas, começaram também aqui…

IMG_4138 1024x768

Pode não ser o destino de eleição para as férias grandes de praia, mas seguramente, é o melhor destino para verão e inverno, com Avós, Pais, Tios e muitos primos, que se juntam cá!!

IMG_20160409_182133 1024x768

É também um fantástico sítio para se namorar… 😍😍

IMG_0023 1024x768

Com o mais deslumbrante pôr do Sol sobre o horizonte, até nos dias mais tapados…

IMG_20160409_195807 1024x768

Beijos, Abraços e até B…reve

joao.rodrigo@theBblog.com

Related Posts

Comments (1)

Tão intimista!!!

Leave a comment

You must be logged in to post a comment.