Avó…Porque és Especial!

capa benjas

Porque chegou a tua hora, porque certamente cumpriste a missão para que estavas destinada nesta vida, porque assim o quis a natureza…partiste!!

Poucas são as palavras que conseguem descrever o sentimento de perda, menos ainda as que conseguirão descrever a perda de alguém que amamos! Por muito que esperemos, por muito que saibamos que este é o nosso destino e o nosso fim, nunca estamos preparados para a definitiva despedida. Até ao dia em que recebemos a triste notícia, o inevitável acontece, desligo-me de tudo o resto, um sentimento de tristeza, saudade e a sensação de que nunca mais a verei tomam conta de mim…assim chegou o momento da avó…Embora soubesse o que iria acontecer, é sempre difícil aceitar a partida, aceitar que não ouvirei mais aquela voz, ver aquele olhar, sentir aquele amor.

Não era mais que as outras avós mas era A minha avó! Costumamos dizer “mãe é mãe” como que nos referindo a alguém único e insubstituível (sem dúvida!!)…eu digo que “avó é avó” e com toda a certeza foi alguém que nunca terá substituto! Mãe duas vezes…ela foi aquela pessoa que amou incondicionalmente os seus netos…foi quem nos deu repetidos e lambuzados beijos… foi quem nos deu guloseimas quando não as devíamos comer… foi quem nos protegeu, mesmo sabendo que fizemos asneira e devíamos levar uns belos açoites… foi quem nos fez viajar no tempo e nas histórias de épocas que nos pareciam tão distantes e no entanto passaram-se há poucas décadas atrás…foi a companhia de muitos verões de trabalho…foi quem nos ensinou o que não se aprende na escola…era a pessoa que ficava de coração apertado sempre que os netos viajavam…e era quem ligava no dia da chegada para saber de nós…foi quem me mostrou o que é ter força de vontade para viver! Avó é isto e muito mais, que se sente, não se explica!

A pessoa que sou hoje, em muito o devo a ela! Vivo segundo valores que me transmitiu, os valores de uma geração onde honra, honestidade e palavra eram inquebráveis! Onde roubar era errado e onde do trabalho se tirava a justa recompensa! Sempre viveu na sua simplicidade e dessa forma nos fez ver que precisamos de pouco para sermos felizes…”Haja saúde, filho!”…a saúde que há muito lhe pregava partidas e que lhe falhou nos últimos momentos!

Já não a tenho mais junto a mim…os beijos, os mimos, as conversas, aquele prato que tinha um sabor especial quando feito por ela, os momentos que partilhávamos juntos…jamais se repetirão.

Choro a perda da minha avó, 31 anos da minha vida partilhados com ela, mas orgulho-me do legado que deixou! Com pouco fez muito e a sua partida não representa um pedaço de mim que partiu mas sim um pedaço dela que fará para sempre parte de mim e que transmitirei às gerações seguintes!

Muitos se identificarão com esta avó porque certamente também têm ou tiveram uma!

Aos que ainda a têm, lembrem-se que a vida é uma passagem, o tempo é pouco e todos os momentos que passamos com as pessoas especiais serão sempre poucos…ficarão sempre coisas por dizer e coisas por fazer…não se distraiam com o ritmo da vida e as rotinas do dia-a-dia…vivam para as pessoas que vos são especiais e únicas e reservem um pedaço do vosso tempo para estarem junto delas, para um abraço, um beijo, um momento juntos ou um simples telefonema!

Aos que, como eu, hoje recordam a avó que tiveram…sentirão uma enorme saudade, uma ausência, a falta de alguém que em tempos fez parte da vossa vida…mas deverão também orgulhar-se dessa avó que certamente tudo fez pelos netos e essa marca ficará na pessoa que somos, no nosso carácter, na nossa personalidade e nos nossos valores! Recordem com um sorriso essa avó!!

Que um dia tenha a felicidade de ser avô, de me poder lembrar do que aqui escrevo hoje, de me poder recordar da minha avó e conseguir ser para os meus netos o que ela foi para mim…e tenho a certeza que ficarei para sempre na memória deles!

A ti, avó, onde quer que estejas, agradeço-te por tudo o que fizeste por nós…nunca serás esquecida e farás sempre parte de nós porque foste a nossa avó…porque és única…porque és especial!!!

Obrigado e Até Sempre!!

Related Posts

Comments (2)

Um bem haja a todos pela tremenda capacidade de homenagear o que e quem realmente interessa. Parabens!

Estou sem palavras…

Leave a comment

You must be logged in to post a comment.