Meet Arruda Runners

ArrudaRunners

 

Hoje, damos a conhecer um projecto Arrudense, que não só junta a vertente do desporto saudável, mas também a parte solidária! O Miguel Machado é um dos fundadores dos Arruda Runners e explica tudo mais abaixo. Enjoy ! 

    • Como nasceu a ideia de formar este grupo?

Olá pessoal, antes de mais agradeço a oportunidade de dar a conhecer melhor os Arruda Runners e o seu espírito.

Eu corria regularmente em Alverca com  os Alverca Urban Runners e  ainda hoje, sempre que tenho disponibilidade o faço, são uma verdadeira família , e basicamente a ideia foi querer correr com os meus amigos, na minha terra.

Como tantos outros grupos, começámos com um grupo de Whatsapp no dia 04/03/2019, que para todos os efeitos,  será a data de fundação do movimento, que começou para amigos e rapidamente começámos a fazer treinos pontuais pelo nosso maravilhoso Vale Encantado.

Mais tarde, umas provas e depois,  nasceu a Camisola Solidária e tudo mudou …O próprio conceito inicial  do grupo mudou por completo. Deixámos de ser um grupo de amigos, e passámos a ser de todos e para todos.

ArrudaRunners

    • Qual é a missão dos Arruda Runners?

Espero que os meus amigos não se chateiem comigo quando lerem esta entrevista(rs), mas algo que me chateava frequentemente era ter que ir a um café ou bar em Arruda para poder desfrutar da companhia deles (no sentido que parecia que era o único local onde nos podíamos encontrar). Não acontecerá com todos os “jovens e menos jovens” de Arruda, mas creio que será algo muito recorrente na comunidade de Arruda sobretudo em faixas etárias mais jovens.

A missão dos Arruda Runners é essa mesmo, combater o sedentarismo através da corrida de forma a melhorar a saúde física, mental e social da nossa comunidade.

A corrida para além de nos ajudar a perder uns quilinhos, só por s,i e em terra onde se come bem, já devia ser um bom motivo para a malta a sair de casa e correr, mas também melhora a qualidade de sono, ajuda a combater a depressão, aumenta a resistência cardiovascular, promove ganhos de energia extra, entre muitas outras vantagens.

Para iniciantes, aconselho começar em grupo por diversas razões mas principalmente por questões de segurança, aumenta o nível de compromisso e ainda pode aumentar o circulo de amizades.

ArrudaRunners

  • Como nasceu a paixão pela corrida?

Começou em 2017, após o fim de um relacionamento de alguns anos a corrida foi a minha melhor amiga e conselheira. Ainda nos dias de hoje dá-me o equilíbrio físico e mental necessário para gerir a minha vida familiar e social, felizmente tenho sorte de ter a companhia da Vanessa, minha futura mulher que me acompanha nestas andanças. Lembro-me da minha primeira tentativa de corrida (rsr),  julgo que não chegou a 1k com algumas paragens pelo caminho, no passeio Ribeirinho de Alhandra. 

Depois foi quando conheci os Alverca Urban Runners,  faziam  dois treinos de 10k semanais, e em grupo tudo ficou mais fácil. Aqui, e neste grupo em particular, nasceu a minha paixão pela corrida.

Fiz a minha primeira prova em Março de 2017 (Luso 7k, em Lisboa), no mês seguinte fui a Madrid fazer 10k (prova  Rock ‘n’ Rol l) .

Em Madrid aconteceu de tudo,  fui na véspera sozinho de carro, sem quarto alugado, mal sabia eu o que era uma prova  Rock  ‘n’  Roll (além dos 10k, haviam as provas de 21k e 42k), para piorar o Real Madrid jogava em casa com o Barcelona (23/04/2017) e  Madrid estava cheia, e obviamente não consegui alugar Hotel, Hostel, quarto, nada! (rsrs)

Depois de levantar o dorsal, e conseguir o feito de estacionar no meio de Madrid, estava eu preparado para dar um passeio por Madrid quando o elevador do vidro de traz na minha carinha se partiu…resumindo, dormi na carrinha com um vidro preso por um papel!

A corrida no Domingo correu bem e sem incidentes, entrei no carro (sem tomar banho) e vim feliz para Lisboa rsrs. Hoje não acontecia (ir para Madrid sozinho para fazer 10k), mas na altura acho que foi o poder da corrida sobre mim e a minha vontade em superar o que já tinha feito até em então (nem vou dizer o tempo que fiz rsrs).

A partir dai muitas provas de estrada e trail de 10k, 21k, 30k e o que dizia que nunca faria aconteceu em Outubro de 2019 a Maratona de Lisboa, seguindo-se a Maratona de Sevilha em Fevereiro de 2020 que terminei orgulhosamente os 42k em 3:14:58h.

ArrudaRunners

    • Qual é o impacto que gostavas de ter na sociedade, tendo em conta os valores que regem este grupo?

A nível  pessoal sinto uma responsabilidade  social na comunidade que me motiva ainda mais, o melhor impacto que pode haver é identificarem-te com algo positivo, é realmente gratificante para mim.  Estarei sempre disponível  para fazer mais pela nossa terra e pelos nossos conterrâneos, aproveito ainda para desafiar  mais pessoas em  Arruda a fazer acontecer, tal como vós The Blog fazem, e bem!!!

ArrudaRunners

    • Qualquer pessoa se pode juntar? Como?

Sim!!!! Todos os que saem  de casa, com uns ténis calçados para fazer um 1k que seja fazem parte desta comunidade Arruda Runners. 

É importante referir que não somos uma equipa de corrida, somos uma comunidade, um movimento, um grupo motivacional (o que queiram chamar) que abrange todos as equipas, atletas individuais ou pessoas comuns do Concelho que dela queiram fazer parte. O nosso foco passa pela motivação que todos nos dão, nós processamos e replicamos todos esses bons exemplos, sobretudo através das redes sociais de forma a que cada um de nós seja um motivador, e que amanhã, mais alguém  saia de casa para correr…e isso têm acontecido, felizmente!

Mas como sabemos da importância dos treinos em grupo para iniciantes, é algo que queremos mudar e promover no futuro, agendar treinos em diferentes pontos do concelho de forma alternada é algo que me agrada e está em estudo.

ArrudaRunners

    • Quais as são infraestruturas que faltam para que o desporto casual esteja cada vez mais implementado junto da sociedade?

Acredito que dispomos do  suficiente para o que se pretende, estando nós a falar de corrida e não sendo a competição o objetivo. Essa não pode ser a desculpa para os nossos  conterrâneos não praticarem atividade física . 

Acho que sim, que existe uma lacuna por parte do município que devia de promover mais as atividades físicas  como a corrida, entre outras.

ArrudaRunners

    • Para quando a organização de um evento municipal?

Boa questão, chegamos a sonhar fazer a São Silvestre este ano (que sem apoios seria impossível ). Mas não havia condições para tal, devido à pandemia e falta de tempo para organizar uma prova desta dimensão. Optamos por esperar pelas eleições autárquicas , e agora que acreditamos que o Município  esteja aberto em colaborar com os Arruda Runners (e vice versa), para promover uma atividade  ou prova durante o próximo ano de 2022, que possa honrar os Arrudenses  e promover a nossa terra. 

Até lá vamos promovendo alguns treinos pontuais.

ArrudaRunners

    • De que forma é que se pode contribuir para a “causa” dos Arruda Runners?

A melhor contribuição que nos podem dar, é correr, pela saúde de quem o faz e por quem se inspira e faz o mesmo.

Á parte tivemos a nossa camisola solidária, que foi um mega sucesso, mas que está para já em fim de linha, e stamos neste momento a planear algo para altura do Natal com cariz solidário igualmente.

ArrudaRunners

    • A pandemia afectou a actividade dos membros? Ou a vontade de fazer desporto sempre se sobrepôs?

 Pelo contrário, foi precisamente nessa altura que se deu o o grande crescimento dos Arruda Runners. Após a Maratona de Sevilha em Fevereiro de 2020, verdade que a minha disponibilidade foi maior por causa da pandemia e tudo começou a acontecer.

É igualmente verdade que a restauração, bares e os próprios ginásios sofreram bastante com a pandemia, e a corrida era dos poucos escapes que as pessoas tinham (ainda que por vezes com algumas limitações)

ArrudaRunners

    • Actual e oficialmente, consegues precisar quantos runners estão neste grupo?

Não, como referi não somos uma equipa de corrida. Sei que vendemos 300 camisolas solidárias e que é muito gratificamente verificar algumas ramificações de grupos de pessoas que correm por Arruda com essas mesmas camisolas, e que igualmente acontece com pessoas individuais,  que nem sequer conhecemos. Constatar que além de combater o sedentarismo, ainda conseguimos incentivar  à solidariedade, é um prémio para todos os Arrudendes que têm contribuído  para esta causa, Parabéns!

ArrudaRunners

    • A que se deve a grande adesão de participantes que este grupo teve?

Camisola Solidária, sem duvida alguma ! Foi o que fez mudar o mindset inicial  do grupo e que uniu todos os em prol do mesmo objetivo , foi o que fez despertar e consciencializar  as pessoas  para a importância da pratica da  atividade   física.

ArrudaRunners

   • O que é ser um Arruda Runner?

Um Arruda Runner, é solidário na corrida e na vida, um motivador e não desiste dos seus objetivos.

ArrudaRunners

    • Quais os teus desejos para o grupo, nos próximos anos?

Os Arruda Runners regem-se de valores muito nobres como a s olidariedade e camaradagem, infelizmente cada vez mais esquecidos nas sociedades de hoje, e é por ai que vai o nosso  caminho.  Queremos manter a consistência, manter o apoio motivacional a todos os que correm e sobretudo para quem deseja iniciar.

E obviamente que desejamos dar o passo seguinte, e subir uns degraus com novos projetos, creio que 2022 promete!!!

ArrudaRunners

Obrigado ao Miguel Machado pela conversa e companhia em mais um dia de corrida, com a partilha de alguns detalhes sobre quem são, como surgiram e quais os objectivos para os Arruda Runners!!

Votos de sucesso e vamos lá dar umas corridas para o bem da saúde (física e mental)! 😉

Related Posts

Leave a comment

You must be logged in to post a comment.