24 Horas TT Vila de Fronteira 2023: Os Desafios da Água e Lama

DSCF2481

A edição de 2023 das 24 Horas TT Vila de Fronteira revelou-se um verdadeiro teste de resistência e habilidade, com condições climatéricas adversas antes do dia de prova, adicionando um elemento extra de desafio. A prova, que englobou não só as épicas 24 horas TT, mas também a emocionante corrida das 4 horas para SSV, destacou-se este ano pelo acrescido desafio que se verificou na passagem da famosa ribeira, esta com um caudal de água que metia respeito e levou as viaturas e participantes aos limites.

A competição das 4 horas SSV, que antecedeu a corrida principal, preparou o terreno para o que viria a ser uma jornada intensa e emocionante. As máquinas ágeis e os pilotos habilidosos enfrentaram um percurso encharcado, apresentando uma amostra do que as 24 horas teriam reservado. A luta pela vitória nas 4 horas SSV foi não apenas uma batalha de potência e velocidade, mas também uma demonstração de perícia na gestão das condições escorregadias.

No entanto, o verdadeiro destaque do evento foi, sem dúvida, as 24 horas TT, uma maratona que testou a resistência dos veículos e a resistência dos pilotos perante um desafio constante. A chuva dos dias anteriores transformou partes do percurso em verdadeiros campos de lama, exigindo não apenas velocidade, mas também astúcia na navegação e habilidade na condução.

A famosa ribeira, muitas vezes um ponto de destaque nas 24 horas TT Vila de Fronteira, tornou-se um desafio ainda maior devido à abundância de água. Onde antes os pilotos podiam enfrentar terreno seco e irregular, agora enfrentavam trechos inundados e fortes correntes. A perícia na travessia da ribeira tornou-se crucial, adicionando um elemento tático à corrida e um momento vital para manter os carros em prova após constantes travessias com água ao nível do motor e outros elementos mecânicos.

As equipas e pilotos, apesar dos desafios apresentados pela chuva incessante e pelas águas turbulentas, demonstraram coragem e determinação ao enfrentar as 24 horas TT. A resistência física e mecânica foi posta à prova, e cada volta tornou-se uma batalha contra os elementos. A paixão pelo desporto motorizado e a busca pela glória foram evidentes em cada curva, saltos e passagens pela temível ribeira.

Na classificação final, nos SSV, a vitória caberia a Gon;alo Guerreiro aos comandos do seu Polaris RZR Pro R, seguido no pódio por Santinho Mendes e finalmente Alexandre Pinto.

Já nas 24 Horas, a presença do campeão nacional de TT, Tiago Reis, colocava-o como um dos preferidos à vitória mas uma avaria na primeira volta acabria cedo com essa expectativa. A vitória, depois de uma longa disputa, coube à equipa luso-fancesa formada por Manuel Aires, Jérémy Warnia, Mickael Pisano e Jean Luc Ceccaldi ao voltante do Fouquet Nissan. No segundo lugar, com o mesmo número de voltas, bem como o terceiro lugar  seriam conquistados pelas equipas francesas Franck Cuisinier e Claude Fournier, ambas as equipas pilotando um MMP (categoria E e T4 respectivamente).

No final das 24 horas, os vencedores emergiram como verdadeiros heróis, superando não apenas os adversários, mas também as condições desafiantes em que se apresentava a pista. Uma edição das 24 Horas TT Vila de Fronteira que celebrou a sua 25ª edição este ano, ficará certamente na memória de muitos concorentes pelos desafios e condições que colocou aos mesmos! Se assim não fosse, também não seria Fronteira! 😉

 

Related Posts

Leave a comment

You must be logged in to post a comment.