Drones…Aéreos, Terrestres e Marítimos (3 de 3)

Untitled-1

Depois de, na primeira parte deste post descrever a fase inicial da construção do meu drone e na segunda parte ter abordado alguns problemas e evoluções ao mesmo, segue-se a especificação técnica actual do meu drone e algumas ideias que tenciono vir a explorar nesta área.

A configuração actual

Actualmente o meu drone tem as seguintes características:

  • controlador Ardupilot APM 2.6
  • armação Q450 V3 em fibra de vidro
  • motores LDPOWER M2213- 920kv
  • controladores de velocidade (ESC) LDPOWER 20A
  • hélices 9.5 x 4.5 inch (plástico)
  • bateria Lipo 2200mAh 3S 30C
  • radio controlo Flysky FS 2.4G 9ch

WS2A8580

Ainda sobre o controlador (Ardupilot)

O Ardupilot é um controlador open source, baseado no Arduino (um micro-controlador para desenvolvimento mais genérico), possuindo já módulos programados que permitem realizar operações de controlo de um veículo, seja ele aéreo, terrestre ou marítimo (com as devidas adaptações e alterações). Para facilitar as tarefas de programação deste controlador, existe software específico (e gratuito), o qual nos permite não só carregar o modulo pretendido consoante o tipo de veículo que pretendemos construir, bem como um conjunto de funcionalidades de configuração, calibração e operações adicionais relativas ao próprio funcionamento do veículo em questão.

Os próximos passos

Neste momento o objectivo é, como referido acima, optimizar os motores, que são dos componentes fundamentais que ainda não foram mexidos e mais uma vez, por avaria de um deles, aproveitei para fazer uma actualização aos quatro motores, aos quatro ESC’s e às quatro hélices. Tanto os motores como as hélices têm também bastante teoria associada para decidir qual a melhor opção. Existem motores com mais rotações e outros com menos, existem hélices de diferentes formatos e dimensões, que afectam directamente a forma como deslocam o ar e a respectiva elevação, entre outros detalhes que poderei abordar noutro tópico para o efeito, dado que este já vai longo.

WS2A8584

Com esta optimização espero conseguir uma melhor autonomia e por conseguinte, criar missões autónomas com maiores distâncias e fazer algumas outras brincadeiras, como filmagens ou explorar a hipótese de transportar pequenos objectos.

Surgiu também o objectivo de tornar o drone mais auto-sustentável recorrendo à energia solar mas logo na parte teórica, pela fraca capacidade que as células solares ainda apresentam, tal não é possível…vou aguardar por uma significativa evolução na tecnologia solar para voltar a pegar nesta hipótese!

Entretanto com os contributos da comunidade, o firmware do controlador Ardupilot também evoluiu e actualmente, com um dispositivo adicional, já é possível programar o drone para seguir a nossa posição. Esta é uma funcionalidade que quero testar em breve. Este controlador neste momento deu lugar a uma nova versão, agora com o nome Pixhawk, o qual ainda não tive oportunidade de experimentar, dado que exige algum orçamento e a prioridade para já é progredir com as ideias que o modelo antigo permite explorar.

Aparte deste projecto, tenho outras ideias por explorar nesta área, uma delas e que poderá ganhar vida muito em breve, será aplicar este controlador a um veículo marítimo, para tentar realizar algumas operações em lagos, rios ou no mar, como por exemplo, recolher imagens ou obter informação via sonar do que existe submerso. Para já há que fazer algum estudo e trabalho de casa e só depois avançarei para o protótipo se for viável.

WS2A8587

Fica um resumo extenso daquilo que tem sido a minha experiência até ao momento com drones. Certamente se seguirão outros posts que irão trazer evoluções deste e outros projectos relacionados com este tema.

Aos que têm ideias guardadas nesta área (até aquelas mais descabidas ou impossíveis), partilhem!! Tudo é possível e quem sabe com alguma ajuda e intercâmbio de ideias não surgem projectos interessantes?! Ideias, sugestões, dúvidas ou críticas…não hesitem em colocá-las, todas serão bem-vindas!

Agora deixo a escrita e volto aos chips!! 😉

Related Posts

Comments (1)

[…] terceira e última parte deste post, irei descrever o estado actual (especificações) do drone e futuras ideias nesta […]

Leave a comment

You must be logged in to post a comment.