A Inteligência Artificial está aí e vai dominar o mundo!

capa benjas

Olhando ao título, parecerá uma profecia da desgraça ou a previsão do armagedão…não é tão dramático, mas Inteligência Artificial (IA) é assunto para nos preocuparmos e dedicarmos algum tempo da nossa atenção.

Inteligência Artificial

Começando pelo inicio, a Inteligência Artificial que, para os mais distraídos, consiste de uma fora muito resumida e simplista, em dotar sistemas digitais de inteligência à semelhança do cérebro humano, para que máquinas pensem e actuem como humanos, aprendam e tomem decisões, entre outras acções racionais que geralmente só dos humanos são caracteristicas. Este tema já vem sendo trabalho há largos anos no mundo das tecnologias da informação, tentando que cada vez mais os computadores aprendam a realizar tarefas humanas e sejam dotados da capacidade de ir aprendendo e melhorando de forma automática o seu conhecimento para aperfeiçoar a execução dessas mesmas tarefas. Até hoje isso tem sido feito sem grande visibilidade ou impacto, no entanto, nos últimos meses surgiram algumas ferramentas ou plataformas de IA que podem vir a revolucionar o mundo.

Chat GPT

A principal e mais falada é sem dúvida o Chat GPT, uma plataforma que nos permite interagir por texto com um motor de inteligência artificial. Até aqui tudo normal, afinal já estamos minimamente habituados a bots online em diversos sites, tipicamente de serviços ou por telefone, reconhecendo algumas palavras que proferimos e com base nisso encaminhar-nos para as linhas mais correctas de atendimento. No entanto, o Chat GPT supera tudo isso e comparativamente, está anos de luz à frente dos tradicionais bots. O Chat GPT é uma plataforma que efectivamente dá sentido ao termo “inteligência artificial”.

Nos últimos meses esta plataforma tem estado disponível para o público em geral e têm sido tão fantásticas como assustadoras algumas das experiências reportadas de interações com o Chat GPT. Se é verdade que esta plataforma tem a capacidade de em segundos escrever um livro, compor músicas, fazer dissertações sobre os mais complexos e estranhos assuntos, também é verdade que consegue em minutos criar aquilo que uma pessoa demoraria horas, dias ou até meses a criar.

Exemplo dessa capacidade é o caso de um individuo que pediu ao Chat GPT para lhe criar uma empresa, definindo um nome, uma imagem, um plano de negócios, qual seria o objecto de negócio, listar tudo o que seria necessário para colocar o negócio em execução e seguindo todas as respostas, em menos de uma semana, esta pessoa tinha um negócio em execução e de forma rentável.

Um outro exemplo foi o que um utilizador que com as suas interações com o Chat GPT levou o mesmo a tentar controlar outros computadores. Este cenário parece-nos saído de um filme, concretamente o Terminator, com a famosa Skynet que controlava o mundo. Facto é que isso é ficção mas essa ficção já esteve mais longe de se tornar realidade…

DALL-E

Se ao ler este nome lhe veio à cabeça o nome de Salvador Dalí, não está errado. O Dall-e é um outro motor/plataforma de IA, no entanto este está orientado para a geração de imagens. Já circulam pela Internet imagens geradas nesta plataforma que passam por imagens reais, no entanto sem qualquer contexto ou base de verdade, tratando-se unicamente de imagens geradas por esta ferramenta. Um exemplo disso é uma famosa imagem do papa Francisco usando um volumoso blusão branco – esta imagem foi gerada por um destes motores.

OS SUBSTITUTOS

Experimentámos estes motores e colocamo-los a substituir o nosso papel enquanto criadores de conteúdos…pedimos ao Chat GPT para gerar um artigo sobre a origem, história e actualidade da cultura Café Racer, escrito em português e pedimos ao DALL-E para gerar imagens de motas seguindo igualmente a cultura Café Racer. Não se deixem enganar pelaqualidade do texto (escrito em pt-br) ou das imagens pois as versões utilizadas foram as gratuítas, sendo as versões pagas mais eficientes e optimizadas. O resultado pode ser visto aqui!

AMEAÇA?!

E a partir daqui, com a Internet como fonte de dados para estes motores, tudo é possível…a nossa exposição na Internet cada vez é maior. Com as redes sociais, muitos de nós têm centenas de fotos online (mesmo que estas não estejam visiveis para terceiros, seja em contas privadas ou em plataformas de alojamento na cloud), muita informação sobre vida pessoal, profissional e toda uma parafernália de informação que alimenta e ensina estes motores. Além de que essa informação também poderá ser usada para gerar conteúdo (texto ou gráfico) sobre nós ou capacitar estes motores para facultar respostas a terceiros sobre a nossa pessoa e vida, uma exposição que certamente quereríamos evitar mas…tarde demais!

O FUTURO…

Sobre o futuro, existe uma grande preocupação quanto a estes motores de IA, principalmente porque já provaram que têm capacidade de substituir milhões de empregos. Um relatório publicado há poucos dias, da Goldman Sachs, revela que poderão estar em causa 300 milhões de postos de trabalho no mundo, devido à automação que estes sistemas poderão introduzir. E é caso para ficarmos efectivamente preocupados, senão vejamos, tudo o que são profissões de geração de conteúdos, como este blog (apesar de não ser a nossa profissão), serão substituídos; profissões ligadas às artes, como pintores, músicos ou escritores passam a ter um gigante concorrente e provavelmente estarão também em risco; profissões de consultoria poderão estar condenadas quando temos uma plataforma capaz de nos facultar um acompanhamento nas mais vastas áreas, com uma base de conhecimento superior a qualquer humano; e todas as profissões que se baseiam no mundo digital – administrativos, programadores, gestores, entre muitos outros.

Será que voltaremos à era em do dominio do trabalho fisico? Sim, esses ainda não estão em risco e até termos robots que consigam realizar as mesmas tarefas que os humanos, vai demorar mais uns anos (não muitos, é certo!).

O DOMÍNIO DA IA

A IA, ao contrário do cérebro humano, tem os seus limites muito mais distantes, pois enquanto houver capacidade de processamento, há capacidade de evolução. Mais ainda quando surgirem os sistemas quanticos que facultarão capacidades quase ilimitadas de processamento. Com estes argumentos, o que impedirá um sistema de IA de codificar ou descodificar todo e qualquer sistema e decidir por si realizar determinadas acções? Tudo e todos os que estiverem ligados à Internet serão potenciais alvos pois estão ao alcance de um sistema destes…

Estará a Skynet a ganhar forma?…

Related Posts

Leave a comment

You must be logged in to post a comment.