E Viva la España !

capa 2 barcelona

Diz quem viu e quem sabe que, este mês de outubro tem sido conturbado no país vizinho. Uma semana depois do referendo pela independência da região da Catalunha, é organizada uma de muitas manifestações. As ruas da cidade de Barcelona estavam inundadas de pessoas que envergavam bandeiras da região e do país, entoavam palavras de ordem pela união dos espanhóis e até a cantar músicas bem conhecidas, nos apercebemos que efectivamente, a maioria dos espanhóis estavam unidos.

 

A Plaça de Catalunya foi o ponto de encontro de milhares de espanhóis e mais uns milhares de turistas (nós incluídos).

No meio disto tudo, numa esplanada situada no Passeig de Gràcia ,que dava acesso à Plaça de Catalunya, conhecemos um senhor simpático, com os seus 80 e muitos anos, e que viemos a descobrir que era familiar do General Franco, embora não gostasse muito desta associação. Após uma afável conversa, ficámos a perceber que se calhar a Catalunha tem  mais a perder do que a ganhar com esta “forçosa” independência. Mas, quem melhor do que nós, Portugueses, para saber que não há sociedades e governos perfeitos? 

Foram 3 dias em que muito caminhámos, muito visitámos, e regressámos com vontade de voltar novamente a esta cidade. Com ou sem manifestações. Com ou sem a independência decretada.

E viva la España! Viva!

Cumprimentos

 

Miguel Moreira

Related Posts

Leave a comment

You must be logged in to post a comment.