360º de aventura com a Ricoh Theta

capa ricoh theta V

Como já abordado noutros artigos, o mês de Junho ficou-nos marcado por uma aventura de norte a sul do país, o Portugal de Lés-a-Lés. De entre todos os preparativos e equipamentos tecnológicos dos quais no fizemos acompanhar, um deles foi particularmente especial por ser uma novidade para nós…falamo-vos da nova câmera da Ricoh, a Ricoh Theta V.

O conceito

A Ricoh Theta V é uma câmera full 360º! Por vezes quando falamos em 360º, apresentam-nos equipamentos que conseguem produzir uma fotografia ou video ao estilo do conceito panorâmico em todo o nosso redor. Esta câmera ultrapassa esse conceito e consegue captar todas as perspectivas à sua volta. Ao início, e porque ainda não tínhamos tido oportunidade de experimentar um equipamento com estas características ficámos um pouco sépticos mas após as primeiras experiências, rapidamente ficámos convencidos!

Especificações

Este fantástico aparelho está equipado na prática com duas câmeras, cada uma captando uma perspectiva de 180º, que juntas produzem então o efeito 360º. A qualidade de imagem vai até aos poderosos 4K (3840 x 1920, 29.97fps em modo vídeo), com 4 canais de recepção de audio em diferentes direcções, disponibilizando diversos modos de operação e permitindo inclusive realizar transmissões live a partir da câmera e do que esta está a captar em tempo real!

Potencialidades

Além da já referida capacidade de produzir foto e video, a Ricoh Theta V permite-nos com este novo conceito de 360º, dar largas à imaginação, conjugando esta potencialidade com a sua aplicação mobile e a possibilidade de manipulação de imagens com base neste conceito!

Confessamos que, atendendo ao período em que a utilizámos e a aventura em questão, foram algumas as limitações para explorarmos e dar aso à criatividade, ainda assim, ao navegar pela web, podemos confirmar que existem autenticas obras de arte feitas por pessoas com muita imaginação e a ajuda de todas as funcionalidades que esta câmera nos disponibiliza! Á primeira vista, estranham-se as fotos mas depois de uma análise mais detalhada, percebemos até onde pode ir a imaginação com o equipamento adequado!

Lés-a-Lés a 360º

Felgueiras

Nazaré

Sines

Lagos

Algo que nos faltou nesta aventura e que teria ajudado a uma melhor qualidade das imagens, não por culpa da câmera mas por falta de um bastão ou suporte estabilizador que a permitisse manter elevada e estática. Utilizámos um selfie-stick que apesar de robusto, não é a melhor solução. Ainda assim, fica uma ideia das potencialidades da Theta V e dos registos que esta pode realizar!! 🙂

Um gadget para reportagens futuras!

Depois desta experiência, muito ficou por experimentar e este é o tipo de gadget que pelo seu conceito, pelas potencialidades e pela qualidade das suas imagens, vamos certamente querer no “kit” para as futuras reportagens! Sem dúvidas que o video e a fotografia 360º vêm trazer toda uma nova dinâmica ao mundo digital…falta as plataformas online que ainda não o fazem, suportarem este tipo de formato para que a partilha de conteúdos seja transversal entre plataformas! 🙂

Related Posts

Leave a comment

You must be logged in to post a comment.