Meet #13 – ALMA DOS LIVROS

capa alma dos livros

Como acreditamos nos bons projectos e nas amizades que vão surgindo ao longo desta viagem que é o The B Blog, o Ricardo Antunes, a cara da Alma dos Livros, vem até nós para dar a conhecer o seu projecto: A editora Alma dos Livros.

 

Ricardo, como nasceu a tua paixão pelos livros?

Olá, apesar de não ser daquelas pessoas que teve muitos livros quando era criança, os que tinha lia-os muitas vezes e avidamente. Na verdade, o mais importante para mim sempre foi encontrar e descobrir o conhecimento escondido nas páginas dos livros. Aprender e crescer enquanto lia.

 

 

O que te levou a teres a tua própria editora?

Foi um processo natural, sempre trabalhei com livros, em gráficas, em livrarias e noutras editoras. Empenhei-me ao máximo e aprendi imenso. Depois, também sempre quis ter um negócio próprio… e por isso, um dia decidi que tinha chegado a hora e que não devia adiar o sonho durante mais tempo.

 

O que diferencia a Alma dos Livros das restantes editoras no mercado?

Falar dos outros é fácil. Com conhecimento é mais difícil. Por isso prefiro falar apenas daquilo que nós editamos… A Alma dos Livros procura fazer livros para as pessoas lerem, mesmo… e não daqueles que se arrastam nas prateleiras para se lerem um dia mas que nunca são lidos. Depois preocupamo-nos em editar bons livros apenas. Cada um na sua área, claro, mas bons. Claro que uma pessoa que gosta de livros de história pode não gostar de livros de espiritualidade e vice-versa, ou quem gosta de um thriller pode não gostar de um romance-histórico, no entanto, a nossa intenção é que, para quem gosta da temática, possa dizer que leu um bom livro.

 

Quais são os livros mais bem-sucedidos que editaste?

Felizmente temos tido vários e em várias áreas temáticas, alguns que se tornaram bestsellers (mesmo que por vezes apenas o facto de vender muito não quer necessariamente dizer que seja bem-sucedido, há outros factores que contam). Temos por exemplo: A Rapariga no Gelo, O Carteiro de Auschwitz, A História Secreta do Mundo, Portugal a História de Uma Nação ou O Homem que Sabe Pensar, só para citar alguns de temáticas diferentes.

 

Há livros que nunca editarias? Quais?

Nunca é uma palavra bastante forte e aquilo que nos parece hoje, amanhã pode ser diferente. No entanto, no caso da Alma dos Livros, não editamos livros que não sejam bons ou que não interessem a uma boa quantidade de pessoas. Por exemplo, um livro que seja comercialmente atrativo mas que esse potencial seja alicerçado no enxovalhamento ou na destruição da vida de outra pessoa, para nós não faria sentido publicar. Outro exemplo seria umas memórias de alguém, muito bem escritas e interessantes por exemplo para amigos e família mas que para o público em geral não teria interesse. Também não publicaríamos.

 

Os tempos que correm são bons para o negócio?

Os tempos correm sempre com altos e baixos e há sempre bons e maus momentos em todos os negócios. Mais do que nos queixarmos da situação atual, há que ultrapassá-la com todo o nosso empenho e prepararmos sempre a nossa empresa para resistir aos momentos maus porque sempre existem. Nunca na história da humanidade houve tantas oportunidades como existem hoje em dia. Há 100 anos atrás não era qualquer pessoa que tinha a possibilidade de se lançar a solo. E hoje, sim é possível. O que não existe é sucesso, sem empenho, sabedoria e trabalho.

 

Projectos para o futuro?

Estamos a lançar o novo site, novos livros maravilhosos e a ideia é continuarmos a cimentar a nossa posição junto dos leitores através dos livros que fazemos. São eles que falam por nós. Obrigado!

 

Fica o nosso convite para conhecer este projecto em www.almadoslivros.pt

 

Para os nossos seguidores e amantes de leitura, ou simplesmente porque têm aqui boas sugestões para prendas de Natal, fiquem atentos ao nosso Instagram, onde iremos lançar um novo giveway e o vencedor poderá ganhar um destes exemplares…fiquem atentos!! 😉 

 

 

Cumprimentos e boas leituras, 

 

The B Blog Team

Related Posts

Leave a comment

You must be logged in to post a comment.