Uma estadia curta por terras algarvias valeu uma visita à RW em Faro para visitar o nosso amigo Xiko Correia, a sua cara metade (Vera) e o seu parceiro de oficina (Remy). Já conhecíamos a loja bem no centro da cidade, faltava conhecer a oficina, termos oportunidade de falar e conhecer mais um pouco deste projecto e em especial do seu mentor na qual temos uma enorme estima e admiração, não só pelo seu trabalho mas principalmente pela sua forma de ser e estar. Let’s meet RW & Xiko!
Como nasceu a Chave Oxidada ( Rusty Wrench) ?
A Rusty Wrench nasceu da minha paixão pelas motas e pela customização.
Tudo começou com o meu primeiro projecto – “The Beast”, com uma Honda CBR600 de base.
O nome surgiu na oficina do meu pai devido a uma chave inglesa enorme que ele tinha lá, meio enferrujada. Eu e a Vera achámos engraçado e soava bem o nome “Rusty Wrench Motorcycles” e assim ficou!
O Xiko Correia da RW é….
O Xiko é aquela pessoa que onde ele está, há sempre animação e boa disposição! Sempre de bem com a vida, entrega-se às amizades sem hesitar e faz tudo ao seu alcance pelas pessoas de quem gosta. Não liga a estereótipos nem a modas. Gosta de desafios e de ser o primeiro a aparecer com algo diferente. Pai de uma menina de 12 anos e um menino de 3, contagia toda a família com a paixão pelas motas.
Numa zona tradicionalmente associada ao “ferro” como se cultiva a customização Café Racer?
A customização Café Racer, encontra-se em fase de crescimento no Algarve. Ainda é um segmento de mercado muito pequeno, mas aos poucos tem vindo a crescer. Penso que temos dado o nosso contributo nesse sentido.
Com presença assídua e customizações premiadas nas Concentrações de Faro, como se reflecte esse sucesso junto da comunidade motard local, nacional e internacional?
Penso que tem tido impacto na divulgação do nosso trabalho, ajuda-nos a ser mais conhecidos no mercado e também nos dá mais credibilidade perante a comunidade motard.
Ser construtor/customizador no Algarve é….
É lindo, temos sempre bom tempo para andar de mota! No entanto não é fácil devido a estarmos a trabalhar num mercado muito específico e ainda em crescimento no Algarve.
Na Capital ou a Norte seria diferente?
Não sei bem, mas é certo que existe mais capital e mais pessoas com gosto pela customização.
Que projecto te deu mais gozo ?
O projecto que mais gozo me deu foi a CBR600 pois foi a minha primeira.
E o que no teu entender te deu maior projecção?
A abertura da nossa loja em Faro trouxe-nos mais clientes interessados em fazer este tipo de projetos e também a participação em eventos a nível nacional.
Projectos futuros?
Neste momento temos uma Ducati 750SS na pintura e uma Honda CBR916, ambas para serem montadas em breve. Estamos a terminar uma BMW K100 e a dar início a mais dois projetos, uma Honda Hornet e uma Moto Guzzi.
Uma moto que precisa mesmo de uma “mãozinha”? Porque?
Nenhuma em específico. Há sempre um toque especial que pode ser feito em qualquer mota, de forma a mostrar o seu melhor.
Uma moto intocável? Porquê?
A Vicent Black Lightning. Adoro toda a sua estética, o motor é lindíssimo. Na sua altura era a mota de produção mais rápida do mundo e não me canso de ver a foto do Rollie Free em Bonneville Salt Flats a 252 kms/h, deitado à peixe numa! Super louco!
O que difere a RW dos restantes customizadores nacionais?
Não gosto de me comparar com outros construtores. Cada um tem a sua forma de fazer as coisas, mas foco-me bastante nos pormenores e nos acabamentos, sempre tentando apresentar a melhor qualidade e exclusividade em cada projeto.
O futuro da RW passa por…
Neste momento passa pela abertura de um novo espaço de oficina, de forma a concentrar mais especialidades num só espaço e poder dar um melhor e mais rápido serviço ao cliente.
Vamos em breve voltar a ouvir falar da RW pois o próximo episódio da serie documental CUSTOM RIDE da Forty One Motors vai ser sobre esta equipa e projecto algarvio, portanto fica desde já o convite para a estreia no LXMFF (falaremos deste assunto muito em breve!) a decorrer no inicio de Junho.
Teaser do episodio AQUI !
Cumprimentos,
The B Blog Team