Meet #6 – Rusty Wrench Motorcycles

WS2A3301 copy

Uma estadia curta por terras algarvias valeu uma visita à RW em Faro para visitar o nosso amigo Xiko Correia, a sua cara metade (Vera) e o seu parceiro de oficina (Remy). Já conhecíamos a loja bem no centro da cidade, faltava conhecer a oficina, termos oportunidade de falar e conhecer mais um pouco deste projecto e em especial do seu mentor na qual temos uma enorme estima e admiração, não só pelo seu trabalho mas principalmente pela sua forma de ser e estar. Let’s meet RW & Xiko!

Como nasceu a Chave Oxidada ( Rusty Wrench) ?

A Rusty Wrench nasceu da minha paixão pelas motas e pela customização.

Tudo começou com o meu primeiro projecto – “The Beast”, com uma Honda CBR600 de base.

O nome surgiu na oficina do meu pai devido a uma chave inglesa enorme que ele tinha lá, meio enferrujada. Eu e a Vera achámos engraçado e soava bem o nome “Rusty Wrench Motorcycles” e assim ficou!

O Xiko Correia da RW é….

O Xiko é aquela pessoa que onde ele está, há sempre animação e boa disposição! Sempre de bem com a vida, entrega-se às amizades sem hesitar e faz tudo ao seu alcance pelas pessoas de quem gosta. Não liga a estereótipos nem a modas. Gosta de desafios e de ser o primeiro a aparecer com algo diferente. Pai de uma menina de 12 anos e um menino de 3, contagia toda a família com a paixão pelas motas.

Numa zona tradicionalmente associada ao “ferro” como se cultiva a customização Café Racer?

A customização Café Racer, encontra-se em fase de crescimento no Algarve. Ainda é um segmento de mercado muito pequeno, mas aos poucos tem vindo a crescer. Penso que temos dado o nosso contributo nesse sentido.

Com presença assídua e customizações premiadas nas Concentrações de Faro, como se reflecte esse sucesso junto da comunidade motard local, nacional e internacional?

Penso que tem tido impacto na divulgação do nosso trabalho, ajuda-nos a ser mais conhecidos no mercado e também nos dá mais credibilidade perante a comunidade motard.

Ser construtor/customizador no Algarve é….

É lindo, temos sempre bom tempo para andar de mota! No entanto não é fácil devido a estarmos a trabalhar num mercado muito específico e ainda em crescimento no Algarve.

Na Capital ou a Norte seria diferente?

Não sei bem, mas é certo que existe mais capital e mais pessoas com gosto pela customização.

Que projecto te deu mais gozo ?

O projecto que mais gozo me deu foi a CBR600 pois foi a minha primeira.

E o que no teu entender te deu maior projecção?

A abertura da nossa loja em Faro trouxe-nos mais clientes interessados em fazer este tipo de projetos e também a participação em eventos a nível nacional.

Projectos futuros?

Neste momento temos uma Ducati 750SS na pintura e uma Honda CBR916, ambas para serem montadas em breve. Estamos a terminar uma BMW K100 e a dar início a mais dois projetos, uma Honda Hornet e uma Moto Guzzi.

Uma moto que precisa mesmo de uma “mãozinha”? Porque?

Nenhuma em específico. Há sempre um toque especial que pode ser feito em qualquer mota, de forma a mostrar o seu melhor.

Uma moto intocável? Porquê?

A Vicent Black Lightning. Adoro toda a sua estética, o motor é lindíssimo.  Na sua altura era a mota de produção mais rápida do mundo e não me canso de ver a foto do Rollie Free em Bonneville Salt Flats a 252 kms/h, deitado à peixe numa! Super louco!

Pormenor da loja em Faro

O que difere a RW dos restantes customizadores nacionais?

Não gosto de me comparar com outros construtores. Cada um tem a sua forma de fazer as coisas, mas foco-me bastante nos pormenores e nos acabamentos, sempre tentando apresentar a melhor qualidade e exclusividade em cada projeto.

Recordações do AMM 2018
Vera- Responsável da loja de Faro

O futuro da RW passa por…

Neste momento passa pela abertura de um novo espaço de oficina, de forma a concentrar mais especialidades num só espaço e poder dar um melhor e mais rápido serviço ao cliente.

Vamos em breve voltar a ouvir falar da RW pois o próximo episódio da serie documental CUSTOM RIDE da Forty One Motors vai ser sobre esta equipa e projecto algarvio, portanto fica desde já o convite para a estreia no LXMFF (falaremos deste assunto muito em breve!) a decorrer no inicio de Junho.

Teaser do episodio AQUI !

Cumprimentos,

The B Blog Team

Related Posts

Leave a comment

You must be logged in to post a comment.