Mercedes-Benz Driving Experience

CAPA MB

Já alguma vez pensaram em levar um carro ao limite das suas capacidades?!…certamente!! Mas depois são possuídos pelo sentimento de que se algo corre mal, é o vosso carro e a brincadeira sai cara!! A não ser que…

…a marca de automóveis com que gostariam de realizar esses testes, vos desse essa oportunidade!! E foi isso mesmo que aconteceu!!

Novamente rumo ao Autódromo do Estoril, a convite da Tec-Atlântica, tivemos a oportunidade de participar no Mercedes-Benz Driving Experience, um evento onde a Mercedes-Benz não só promove os seus novos modelos, tecnologias e algumas novidades que equipam alguns modelos da marca, como dão também a oportunidade aos presentes de, ao volante de alguns dos modelos disponíveis, testar algumas das suas funcionalidades, habilidades e até limites.

Da excelente recepção nas boxes do autódromo, espaço devidamente adaptado a um salão de exposições da Mercedes-Benz (quem não conhece, no interior nunca diria que estava numa box do autódromo) ao briefing inicial, onde foi dado a conhecer o novo Classe A, as diferenças para a versão anterior, a sua tecnologia e claro, dar a conhecer a Mercedes, a assistente inteligente que equipa agora os modelos da Mercedes-Benz (para os adeptos de iPhone,a Siri dos automóveis) e que, apenas por comandos de voz, consegue realizar praticamente qualquer função no automóvel – de abrir/fechar vidros, tecto de abrir, acender/apagar luzes, regular o ar-condicionado, seleccionar destinos e configurar o GPS para os mesmos, entre muitas outras possibilidades!

Depois do briefing, seguiu-se um circuito no exterior onde, em cada etapa, um conjunto de funcionalidades eram testadas com os modelos à disposição, todos da serie E, em todas as suas variantes: coupé, limousine e station. O controlo de tracção e estabilidade foi um dos pontos em foco numa destas etapas, sendo que fomos convidados a testar um Mercedes-Benz e a fazer uma curva teoricamente impossível de fazer a fundo e regada para baralhar ainda mais as contas ao controlo de tracção. Assim foi, ao aproximarmo-nos da curva, acelerador a fundo, virar o volante e, pensou qualquer um de nós, “isto vai baldar-se…vai sair em frente…vai fazer pião…”…só que não!! O controlo de tracção entrou em acção e ajustando um vasto conjunto de parâmetros no carro, do acelerador, travões, suspensões entre muitos outros, o nosso exemplar saiu da curva direitinho e ileso (bem como os seus tripulantes). Controlo de tracção APROVADO!

A curva impossível deu lugar a um mini circuito e na etapa seguinte o objectivo era completar este circuito no menor tempo possível, pondo mais uma vez à prova os modelos CLA diesel. Para que o Lewis Hamilton e o Valtteri Bottas mantenham os seus postos de trabalho, não revelaremos os resultados deste circuito, no entanto resta-nos dizer que mais uma vez estes Mercedes superaram as expectativas!

Uma outra etapa, agora com os modelos GLC em cena, trazia algum sorriso aos adeptos do 4×4 e do fora de estrada, pois a pista de obstáculos era exigente, alguns deles relembrando aqueles cruzamentos de eixos mais exigentes ou aquela capacidade adicional de motor para transpor um obstáculo. Assim, seguimos a bordo dos GLC e obstáculo a obstáculo, estes foram sendo transpostos sem dificuldade! É realmente impressionante o nível que a tecnologia atingiu nos automóveis…não só aquela a que já nos vamos habituando dos carros autónomos e afins, como a capacidade que estes Mercedes têm de adaptar toda a mecânica para enfrentar cada situação com a configuração mais adequada possível!

A ultima experiência, como não podia deixar de ser, envolvia a pista do autódromo! Cada um ao volante de um renovado Classe A, na versão a gasolina, este A200 é equipado com um motor de 1400cm3 e com a ajuda preciosa do turbo, chega até aos 163cv. E assim foi, lá nos fizemos à pista, com o objectivo de testar este modelo e claro, fazer o “gosto ao pé”, não estivéssemos nós onde estávamos e ao volante de um Mercedes!!

O dia terminou com um sentimento agridoce…se por um lado ficou o registo de uma fantástica experiência num local só por si icónico, por outro saímos desapontados (em parte com nós próprios) por não termos tido a oportunidade de pilotar um dos três Mercedes serie A AMG ( GLA45 AMG, CLA 45 AMG e CLA 45 AMG Shooting Brake)e dar umas voltas ao circuito…quem sabe num próximo regresso ao Autódromo do Estoril!

Aqui ficam alguns registos desta experiência, que mais uma vez temos a agradecer à Tec-Atlântica pelo convite e à Mercedes-Benz Portugal pela experiência vivida!!!

 

Cumprimentos

 

The B Blog Team 

Related Posts

Leave a comment

You must be logged in to post a comment.