Jumpers: The Unrulled Racetrack Experience

DSCF0014

No último fim de semana, o cenário do icónico Autódromo do Estoril foi palco de um evento inovador e emocionante no mundo das motas e da cultura Café Racer: o Jumpers! Uma celebração única que atraiu apaixonados pelas duas rodas e entusiastas do estilo retro / clássico. O evento promete ser o primeiro de muitos, com uma série de encontros temáticos que culminarão no aguardado Jumpers Fest.

Jumpers: O que é?

O Jumpers é uma iniciativa inovadora que combina a paixão pelas motas com a cultura Café Racer e de customização. Reunindo pilotos e fãs do mundo das duas rodas, o evento pretende resgatar a essência do estilo Café Racer, com as suas motos customizadas, designs retro / clássico e espírito desbravador. Organizado por uma equipa de entusiastas apaixonados, o Jumpers foi criado para proporcionar momentos únicos e memoráveis em ambiente descontraído e festivo.

O Evento

Ao longo do fim de semana, o Estoril foi tomado pelo clima contagiante do Jumpers. Riders de diferentes locais do país (e nacionalidades) reuniram-se para exibir suas motas personalizadas, de coleção ou exemplares raros e únicos e partilhar histórias de aventura e liberdade sobre duas rodas. Entre as atividades, destaque para as emocionantes “corridas” e exibições de motas Café Racer, Modern Classics e Pre-90 Classics, que empolgaram o público presente. Aos participantes foi dada a possibilidade de percorrerem ao longo de várias voltas, a pista do Circuito do Estoril, que é sempre um ponto de elevada adrenalina e satisfação, ainda para mais, com este tipo de motas.

Conseguimos contabilizar cerca de 80 km percorridos na pista do Estoril durante o passado fim-de-semana e mesmo assim, soube a pouco!

Por momentos, sentimo-nos “verdadeiros” pilotos de corridas, estando limitados não só aos conhecimentos e perícia de cada um, mas também às limitações das motas utilizadas, bem como ao cumprimento das regras de pista impostas pelos organizadores do evento Iberian Cup by Porsche, que decorria ao mesmo tempo. Foram quilómetros e quilómetros de adrenalina pura, constante alegria e no final, um sentimento de emoção por podermos levar as nossas motas a um “palco” diferente.

Dia #1

No primeiro dia, estavam todos empolgados por poder entrar em pista, muitos pela primeira vez, outros nem tanto, até porque, nós, já tínhamos feito algumas voltas pelo circuito, não só de carro, como de mota, noutros eventos que já relatámos anteriormente. No entanto, uma coisa é ir num veículo emprestado, outra é irmos na nossa própria mota ( os verdadeiros apaixonados pelos motores compreenderão ).

A saída das boxes, liderada por uma mota da PSP e pelo Ex-Piloto de Velocidade – Tomás Couto – a malta a filmar, o roncar dos escapes, as bandeiras a serem agitadas pelo ar, foram o mote para que o primeiro dia fosse em tudo fantástico, embora alguns excessos possam ter sido cometidos, não cumprindo com as instruções dadas anteriormente no briefing. Ainda assim, correu tudo às mil maravilhas, culminando com a visualização do estado dos pneus de cada um, após as voltas dadas ao exigente traçado do Estoril. Dia 1, check , os pneus e as motas aguentaram-se à “bomboca”.

Dia #2

No Segundo dia, com um briefing bastante mais rigoroso, eis que todos se “portaram bem”, o ritmo foi mais lento do que o dia anterior, mas ainda assim, para a malta que só participou no segundo dia, não deixou de ser espetacular! Os outros que participaram nos dois só lhes diziam: “não sabem o que perderam!”.

A sensação com que ficámos foi: já acabou? Apesar de todo o cansaço, foi sem dúvida uma experiencia espetacular, que sem dúvida alguma que vamos repetir numa próxima oportunidade!

 

Café Racer: Um Estilo com História:

A cultura Café Racer tem suas raízes nos anos 50 e 60, quando jovens britânicos personalizavam as suas motas para atingir velocidades máximas e desafiar-se em corridas improvisadas de “café a café”. O estilo ganhou popularidade pelo seu design minimalista, focado na velocidade e performance. No Jumpers, esse legado reviveu, com motos customizadas inspiradas nessa época dourada das corridas urbanas.

Jumpers Fest: A Grande Celebração

Após o sucesso do evento deste fim de semana, a comunidade Café Racer e os amantes das motas aguardam ansiosamente pelo grandioso Jumpers Fest. Ainda sem data certa, o festival promete ser a maior celebração do estilo no país, reunindo não apenas motociclistas, mas também aficionados por música, arte e cultura retro. Com diversas atrações, shows, exposições e competições, o Jumpers Fest promete elevar a cultura Café Racer a um novo patamar.

Conclusão

O Jumpers marcou um novo capítulo na história da cultura Café Racer em Portugal. Com um evento empolgante no Estoril e a promessa do Jumpers Fest, a paixão pelas motas e o estilo retro / vintage / clássico estão mais vivos do que nunca. Estes encontros são mais do que eventos, são celebrações da liberdade sobre duas rodas e uma homenagem aos valores intrínsecos do motociclismo. Preparem-se para se juntar à comunidade do Jumpers Fest e viver uma experiência única de velocidade, adrenalina e muita diversão! Fiquem atentos aos próximos eventos e preparem-se para acelerar no mundo do Jumpers!

Photo Album

See you in the track!

 

The B Blog Team

Related Posts

Leave a comment

You must be logged in to post a comment.