Lisbon Motorcycle Film Fest 2022

DSCF7827

Mais um ano, mais uma edição do Lisbon Motorcycle Film Fest (LxMFF)! Um festival de cinema que já se começa a ser uma rotina na comunicadade, principalmente para os adeptos das duas rodas (o nome do festival fala por si!).

Para quem (ainda) não conhece o LxMFF, trata-se de um festival de cinema, realizado no cinema São Jorge em Lisboa e traz até ao seu público um conjunto de filmes, desde curtas a longas metragens, talks com intervenientes no mundo cinematográfico e relacionados com os filmes em exposição, momentos de convivio entre um publico que tanto é adepto das duas rodas como da cultura que está associada e finalmente e talvez um dos pontos mais aguardados do festival, o night ride – um percurso em grupo, feito ao inicio da noite, pela cidade de Lisboa!

Sobre a edição deste ano, para nós, queremos falar-vos e destacar três aspectos:

CLAUDIO VON PLANTA

O nome pode não dizer muito à maior parte dos leitores, no entanto, para quem gosta de viagens de aventura, documentários de aventura, motas e longas viagens em duas rodas, certamente já se terá cruzado com as séries Long Way Down, Long Way Up e Long Way Round e Claudio Von Plata é um dos cameraman que acompanharam estas aventuras, captaram as muitas horas de imagem e obviamente permitiram que possamos deslumbar-nos com estas magnificas séries. Ouvir o relato de quem viveu uma experiência (neste caso, três!) destas, ainda que atrás da lente é sempre inspirador!

Para quem não conhece ou nunca viu, três séries que recomendamos que coloquem na vossa lista de séries…valem bem a pena! Já agora, os protagonistas destas séries são Ewan McGregor e Charley Boorman.

THE DESERT SAID DANCE

Um filme sobre quatro individuos com muito historial e experiência no mundo das motas, que procuram superar novos desafios e como tal, juntam-se no objectivo de fazer a Baja 1000, uma das provas mais duras do mundo. O filme retrata e acompanha toda a fase pré-prova, de como surge a ideia, como se acabam por conhecerem e juntar nesta aventura, qual o historial de cada um deles e finalmente o acompanhamento ao longo das 1000 milhas (1609 km) em território Mexicano em cerca de 24 horas…um verdadeiro desafio ou algo louco!

972 BREAKDOWNS

Um filme que se o tivesse de descrever numa conversa de amigos começaria com “que pu** de loucura!”… É um filme que relata a aventura de cinco jovens, artistas, zero ligação ao mundo das motas ou historial com as mesmas e que decidem durante de vários meses (yap, meses!) fazer a ligação Halle (Alemanha) até Nova Iorque, sempre por terra (excepto a passagem do estreito de Bering) conduzindo cinco side cars do tempo da União Soviética! Se o desafio da Baja 1000 já parece louco, esta aventura é qualquer coisa de insano! O titulo do filme faz-nos uma premonição do que se passa ao longo desta longa (!!) viagem!

 

Estes são os pontos a destacar, não descurando obviamente todo o restante festival que só por si vale a pena assisitir e estar presente, não esquecendo as várias curtas que estiveram a ser apresentadas no festival.

Ficam as recomendações…se já viram estes filmes/series ou os virem no entretanto, dêem-nos a vossa opinião! 😉

Quanto ao LxMFF, vemo-nos novamente em 2023, na 7ª edição!!

Related Posts

Leave a comment

You must be logged in to post a comment.