Caramulo Motorfestival – Os clássicos estão vivos!!

DSCF2117
O regresso dos clássicos

Falar no Caramulo remete-nos de imediato para o seu museu, o museu que pretende manter vivo o legado e a história do mundo motorizado, angariando dos mais raros e únicos exemplares deste universo. Aparte do museu, uma vez por ano acontece o Caramulo Motorfestival, uma espécie de romaria até ao Caramulo. De expositores, lojas, marcas e clubes, até aos muitos curiosos e amantes dos clássicos que levam os seus exemplares e permanecem igualmente em exposição nos vários parques, são algumas centenas de veiculos clássicos em exposição para deleite dos que são amantes do “old school”…e nós não somos excepção e tal como em outros anos, voltámos ao Caramulo! 😀

A edição deste ano realizou-se já sem quaisquer restrições, retomando o seu formato original e a afluência demonstrou que o festival está de volta, a cultura dos clássicos está viva e isso fez com que os parques de clássicos ficassem totalmente cheios! Restaurar, salvar e manter os exemplares mais clássicos está claramente a ganhar adeptos um pouco por todo o país (e não só por cá!).

A Rampa

E claro, não poderíamos deixar de falar na principal atração do Caramulo, a rampa! Durante todo o dia, milhares reunem-se junto à partida da rampa (bem como ao longo desta), para ver todo o tipo de candidatos que pretendem estabelecer o seu tempo na subida da mesma. Dos carros mais antigos a exemplares 100% eléctricos, fazendo a ponte entre os inicios do mundo automovel e os dias de hoje, não esquecendo os desportivos, os super carros e todo um sem fim de exemplares, alguns perfilados apenas pelo prazer de fazer a rampa, outros para mostrar as magnificas máquinas e os fantásticos trabalhos de restauro e manutenção de alguns exemplares que assim o merecem. A rampa é também feita num contexto de competição, contanto para alguns campeonatos automoveis, pelo que também a competição está presente no Caramulo!

Formula 1 presente!

Este ano, a edição contou ainda com a presença de vários modelos e personalidades ligadas à F1, nomeadamente Emerson Fittipaldi e o seu filho, que também ele fez a rampa do Caramulo a par de vários monolugares F1 dos anos 70 e 80, que marcaram esta modalidade e deixaram o seu legado na história.

Apesar do museu também possuir motociclos em exposição, estes pouco se viram pelas ruas do festival, bem como em exposição…um ponto a melhorar e um publico a atrair ao festival nas próximas edições será certamente os adeptos das duas (e mais) rodas para que também tragam e exponham os seus exemplares, complementando o legado automovel com o motociclista!

Da nossa parte, foi com muita alegria que reencontrámos o nosso amigo Martyn, que mais uma vez fez a rampa do Caramulo no seu exemplar único de duas (três!) rodas!

Para o ano há mais!

Para quem gosta de clássicos e da cultura que os envolve, o Caramulo Motorfestival é claramente um evento a não perder. E se este ano não puderam estar presentes, fiquem atentos, preparem o vosso clássico e reservem na agenda a visita para a próxima edição! Deixamos os registos fotográficos num album no nosso Facebook para mais tarde recordar ou criar expectativa e vontade redobrada para estar presente na próxima edição!  😉

 

The B Blog Team

Related Posts

Leave a comment

You must be logged in to post a comment.