Salão Motorclássico 2023 – Estarão os Clássicos em crise?

DSCF9655

Tendo tido a última edição em 2019, voltou, agora em 2023, a realizar-se novamente o Salão Motorclássico. O evento que reune, em Lisboa, os fãs e amantes dos clássicos, das 2 às 4 rodas, nas mais diversas vertentes, modalidades e estilos!

O Novo Local

Este ano, contrariando as edições anteriores, os clássicos estiveram em exposição na Cordoaria Nacional, um local que, por um lado, com mais carisma e identidade do que os frios pavilhões da FIL, no entanto pela sua fisionomia, menos prático para apreciar a exposição e condicionando a circulação dos visitantes. Uma opção que, em futuras edições, poderá não ser a melhor opção!

O que nos move!

Quanto aos clássicos, vários exemplares únicos, icónicos ou de edições restritas/limitadas, que nos fazem sonhar com o passado do mundo automóvel e claro, em ter um dia, um destes exemplares na garagem…o que na maioria dos casos não passará efectivamente de um sonho, dada a exclusividade de alguns exemplares em exposição! Mas nem só de sonhos se faz este evento e também haveria em exposição modelos que nos remetem para memórias vividas.

O carro que nós próprios, o pai, o avô ou algum outro familair ou amigo outrora teve e no qual se viveram memoraveis experiências ou para outros tantos (que não serão poucos por Portugal fora) que possuem um velhinho clássico guardado para restauro, em fase de ou já restaurado, servindo os exemplares em exposição para comparação, retirar ideias ou esclarecer algumas dúvidas que este processo muitas vezes nos coloca. Dar vida ao clássico ainda é por muitos um gosto e um prazer!

Pontos a melhorar…

No entanto, para estes últimos, também se sentiu falta, nesta edição da Motorclássico, das muitas bancadas que costumavamos ter à disposição com material usado, novo ou reconstruído e onde muitas vezes encontrávamos aquela peça que já não existe nas casas de peças, não encontramos nas sucatas e dificilmente se encontra noutras fontes…sentiu-se a falta destas bancas.

Os clubes também tiveram uma baixa representatividade e os espaços em que se encontravam quase não permitia ter um veiculo presente, talvez porque como já referimos, a fisionomia do espaço não seja a melhor para este tipo de exposição.

Fica a questão do porquê de tantas ausências registadas…estará o mercado dos clássicos em crise? Estará a abandonar o interesse e atenção dos entusiastas? Ou estarão os clubes, marcas/empresas de restauro e vendedores de material a perder a sua força e a desistir deste sector?!…

A Manter!

Um ponto muito positivo e que cremos ter sido reforçado face a outras edições, foi a sala da Automobilia, onde existiam diversos stands, com as mais variadas miniaturas, modelos e tipos de arte ou artigos remetendo para o mundo dos clássicos! Um espaço que convidava a um regresso a casa de bagageira cheia e quem sabe, mais uns artigos para aquela man cave que alguns de nós gostamos de manter (ou simplesmente mais uma decoração para o escritório)! 😀

Venham mais!

Em suma, de saudar o regresso deste evento, que já se fazia sentir a falta, no entanto, com alguns pontos a melhorar nas próximas edições. Do preço dos bilhetes, à dinãmica dos visitantes em relação ao spaço de exposição e sem esquecer os muitos stands que provavelmente terão ficado de fora (?), este evento merece bem mais e ter uma outra dimensão, ao nivel da qualidade e do valor dos clássicos que outrora palmilharam quilómetros nas estradas pelo mundo fora!

Venham as próximas edições, esperemos que fortalecidas e melhores, tal como os clássicos o merecem! 😉

Related Posts

Leave a comment

You must be logged in to post a comment.