Estoril Classics 2023: Uma Celebração do Automobilismo Clássico

DSCF2553
O Rugido dos Motores, a História das Máquinas e a Emoção nas Pistas
Um evento único

O Estoril Classics é um evento automobilístico de prestígio que, desde a sua estreia em 2017, se tornou um ponto de encontro obrigatório para entusiastas de carros e motas clássicas de todo o mundo. Esta edição do Estoril Classics despertou um grande interesse por parte do público, que lotou o paddock e a bancada A, tendo acesso a algumas novidades e à contemplação de máquinas inesquecíveis na pista, como é tradição no início de Outubro no Autódromo do Estoril.

Foi sob um glorioso sol de outono que as máquinas e pilotos tomaram a pista, dando início ao que já é considerado um dos eventos de corridas de carros clássicos mais importantes do mundo. Além dos testes privados, foram realizadas classificações onde os carros foram testados ao máximo, na tentativa de classificar os seus pilotos o mais alto possível para as corridas que seriam realizadas durante o fim de semana.

Poder ver máquinas que vão desde protótipos até carros de Fórmula 1, GT e carros de turismo, conduzidos por nomes icônicos como Jochen Rindt, Helmut Marko, Ronnie Peterson, Alan Jones, James Hunt e muitos outros, sendo levados ao limite, é uma experiência única que foi testemunhada pela grande multidão que fez sentir a sua presença no circuito permanente mais antigo de Portugal.

O que esperar…

Aqueles que viajaram para o circuito de Cascais também puderam contemplar as impressionantes exibições das motos do Amicale Spirit of Speed, cujos motores rugiram no ‘Autódromo’ numa fúria de sensações inesquecíveis, especialmente para os fãs das duas rodas, que poderam ver máquinas que fizeram história nos principais campeonatos de motociclismo, como MotoGP, Road Racing e Superbike.

No paddock, no stand da Liqui Moly, era possível ver um Jordan EJ15, o modelo que permitiu ao “Ás” português Tiago Monteiro conquistar o terceiro lugar no Grande Prémio dos Estados Unidos de Fórmula 1 de 2005, tornando-se o primeiro e único português a subir ao pódio de uma corrida de alto nível.

Foi também possível encontrar o deslumbrante Vantage AMR GT4 em destaque no stand da Aston Martin, o carro pilotado por Álvaro Ramos e Fernando Soares no Iberian Supercars Endurance e no Campeonato de Portugal de Velocidade.

As Provas

Na corrida Endurance Racing Legends, todos poderam ver o Porsche 911 GT2 em que os irmãos Mello Breyner competiram nas 24 Horas de Le Mans de 1997. Manuel, Tomáz e Pedro terminaram em terceiro na classe LMGT2, mas, mais importante ainda, mostraram o caminho para outros pilotos portugueses, e desde então a bandeira portuguesa tornou-se uma constante em La Sarthe.

Os mais familiarizados com o fenômeno das corridas clássicas não perderam o Jaguar E-Type Roadster de 1961, partilhado por Marc Gordon e Nick Finburgh na corrida Fifties Legends. Este carro pertenceu a Manuel Nogueira Pinto, o renomeado piloto português que esteve ativo nas décadas de 1950 e 1960. O seu interesse histórico não é importante apenas para os portugueses, já que é um dos E-Types Roadster mais valiosos do mundo.

Desfile Competitivo nas Pistas

Mas a ação nas pistas não parou por aí. O desfile competitivo de máquinas continuou com uma série de corridas emocionantes:

Na categoria Fifties’ Legends, o destaque foi o elegante Lotus 19 partilhado por Otto Reedtz-Thott e Jakob Viggo Holstein, que venceu a corrida de 1h20 contra o imponente Shelby Cobra de John Spiers e Nigel Greensall, e o ágil Austin-Healey 3000 Mk I de Eugène Deleplanque.

Na corrida The Greatest’s Trophy, algumas das máquinas mais valiosas de todo o programa foram vistas na pista. Volker Hichert e Björn Ebsen levaram o seu Bizarrini 5300 GT à vitória, superando o Lister Costin de John Spiers e o valioso Maserati T61 Birdcage de Guillermo Fierro.

Na categoria Endurance Racing Legends, onde os carros mais modernos do evento foram apresentados, o impressionante Maserati MC12 GT saiu vitorioso nas mãos de Evgeny Kireev e Ramzan Orusbaev, superando o MG EX264 LMP2 de Mike Newton, que caiu para a última posição na primeira volta devido a um incidente com um dos Aston Martin DBR9. Marc Jully completou o pódio em seu Chevron B71 Ford, um chassi também conhecido como o Keiler KII.

Na categoria Sixties Endurance, os carros da Shelby dominaram, com sete carros nas nove primeiras posições. Apenas os irreverentes Lotus conseguiram competir, com três carros Hethel entre os dez primeiros. Philip Kadoorie e Seb Perez foram os mais fortes no Cobra 289, acompanhados no pódio por Michael Birch e Luke Stevens no Lotus 15, e Armand Mille e Yves Scemama no Cobra Daytona Coupé.

Celebrando os clássicos!

O Estoril Classics 2023 proporcionou um espetáculo automobilístico inesquecível, reunindo décadas de história automobilística em um fim de semana emocionante para fãs de todas as idades…não percam a próxima edição, que já tem data marcada, de 6 a 8 de Outubro de 2024! 😉

Related Posts

Leave a comment

You must be logged in to post a comment.